
Apesar de 2022 ser ano de eleição, quando as deliberações no Congresso Nacional caem, tanto parlamentares quanto o setor industrial estão otimistas com o encaminhamento de pautas relevantes para o país que tramitam no Legislativo.
Essa foi a tônica das falas e dos debates ocorridos durante o Seminário RedIndústria 2022, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nos dias 1º e 2 de fevereiro com o objetivo de selecionar os projetos que farão parte da Agenda Legislativa da Indústria (ALI) deste ano.
Ao todo, representantes de mais de 100 associações, federações e sindicatos nacionais debateram 795 proposições, sendo 123 projetos remanescentes da Agenda de 2021 e 672 apresentados ao longo do ano passado e com impacto no setor industrial. Entre os temas com maior quantidade de projetos, destacam-se Legislação Trabalhista (122), Regulamentação da Economia (119) e Sistema Tributário (76).
Parlamentares
Durante o painel Cenário Político e a Agenda Legislativa para o ano de 2022, que abriu o seminário, deputados e senadores fizeram questão de destacar o comprometimento do Legislativo com o encaminhamento de proposições relevantes, especialmente no primeiro semestre e nos dois últimos meses do ano, período que não coincide com o calendário eleitoral.
Relator do Marco Legal da Energia Elétrica no Senado Federal, o senador Marcos Rogério (PL-RO) acredita na aprovação do texto pela Câmara dos Deputados ainda neste ano.