Instituições financeiras do Brasil e Alemanha mostram suas linhas de crédito

17/09/2019   10h05

Entre as várias empresas alemãs que se encontram no 37º encontro Brasil e Alemanha (EBBA), um banco comercial na área de atacado e varejo para produtos de importação se destaca: é a Commerzbank. Com a matriz em Frankfurt e há três anos instalada em São Paulo, os alemães vêm potencial para um investimento em linhas de crédito nas áreas de matrizes energéticas como: Gás, Eólica e mineração, no Rio Grande do Norte, conforme explicou o Diretor de Financiamento de Importação da empresa, Bernd Kalbfell.

“São as que mais chamam a atenção, vêm equipamentos importados e necessitam de um aval relevante para bancar a longo prazo. E como somos um banco internacional mais econômico, temos vantagem. Nós fazemos o financiamento de 5 a 10 anos”, revelou o diretor.

A Commerzbank está em 50 países, corresponde a 30% do comércio exterior da Alemanha. Entre as mil agências espalhadas no mundo, abrangem 18 milhões de clientes individuais e 70 mil parceiros corporativos. A empresa alemã está com um stand nos painéis do EBBA.

Um dos patrocinadores másters e também conhecido como um banco voltado para linhas de crédito é o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), com o intuito de fomentar as Indústrias do Rio Grande do Norte.

No ano passado, 13,7 bilhões de reais foram investidos no estado, recorde no Nordeste, maior investimento na história do Rio Grande do Norte. Os principais setores foram de infraestrutura, na parte de energias, e turismo. Durante o painel da empresa, os bancários falaram do FNE Sol, uma nova aposta do Banco que serve de financiamento de projetos de energia solar com fins residenciais.

Livio Barreto, gerente de negócio do BNB Tirol/Natal comentou como essa iniciativa é importante para um evento sediado no Nordeste. “Evento importante para estreitar relacionamentos, já que temos clientes alemães do setor de energia que também realizam investimentos no estado. Ou seja, uma aproximação maior com esses grupos”, conta o gerente.

Os clientes poderão financiar com o BNB até 100% do investimento, com limite de até R$ 100 mil, prazo de pagamento de até oito anos e carência de até seis meses. Para valores até R$ 50 mil, a garantia necessária será aval somado à alienação dos equipamentos.

Por P.H. Dias
Fotos: P.H. Dias