Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis completa 1 ano comemorando “ebulição”; veja vídeo com balanço do período

15/06/2022   15h17

Rodrigo Mello, diretor regional do SENAI-RN e diretor do ISI-ER, afirma que o momento é de ebulição no mercado e de projetos a todo vapor no Instituto

O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) completa um ano de inauguração oficial nesta quarta-feira (15), em um momento descrito pelo diretor, Rodrigo Mello, como de “ebulição” no mercado, dentro e fora do Brasil. Clique aqui para ver a entrevista em vídeo, no YouTube.

“Vivemos um claríssimo processo de ampliação das nossas atividades e do nosso banco de projetos. Registramos uma busca impressionante das empresas por Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I), com foco na descarbonização, e mais do que quadruplicamos nosso quadro de pesquisadores/as”, observa Mello.

Para o presidente do Sistema FIERN, que engloba o SENAI, o SESI, o IEL e a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, Amaro Sales de Araújo, “o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis é um instrumento pujante do Sistema Indústria no RN voltado ao impulsionamento do setor de  energias renováveis no tocante à pesquisa, tecnologia e inovação”.

“São inúmeros os avanços neste primeiro ano de funcionamento, como o desenvolvimento de projetos importantes em parceria com empresas e governos, tanto em âmbito local quanto de outros países, sobretudo neste momento de surgimento de um novo mercado da eólica offshore, em hidrogênio verde, na área de biogás e no processo de geração de energia solar”, ressaltou Araújo. As ações do Instituto, acrescentou ele, “caminham em acordo com a tendência mundial e alinhadas ao desejo de contribuir com o desenvolvimento da indústria e da economia do estado e do País”.

“São inúmeros os avanços neste primeiro ano de funcionamento, como o desenvolvimento de projetos importantes”, diz Amaro Sales, presidente do Sistema FIERN

A TODO VAPOR

Criação de soluções de produção, melhorias de processo e medições que ajudam a identificar as melhores áreas para geração de energias renováveis estão entre as investidas que seguem a todo vapor, complementa o diretor do ISI e diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello, no que classifica como “novo ambiente de uma sociedade de baixo impacto no que tange a emissões de carbono e outros gases do efeito estufa”.

“Continuamos com firmeza em serviços e projetos para o setor de energia eólica, no onshore e com novos projetos do offshore no horizonte, Brasil afora, estamos instalando a maior torre do Brasil para medição de recurso eólico no Rio Grande do Norte, em parceria com o governo do estado, criamos um centro de excelência em hidrogênio junto com a Alemanha e começamos projetos em parceria com outros países, atuamos na área de biogás e na intervenção do processo de geração de energia solar, para aumentar a produtividade a partir de módulos bifaciais”, exemplifica o diretor.

Entre outras iniciativas que avalia como destaques, atualmente em curso, ele também aponta o desenvolvimento de um combustível sustentável de aviação a partir de glicerina, “solução fundamental para reduzir a emissão de gases do transporte aéreo”.

“São diversas as frentes de trabalho que o Instituto iniciou neste ano formal de existência e há muito mais por vir, com diversidade de áreas de atuação em projetos que estão em discussão, construção e contratação neste momento”, acrescenta Rodrigo Mello.

Neste vídeo, ele faz um balanço do primeiro ano do ISI e apresenta as perspectivas que enxerga no horizonte.

Clique abaixo para assistir:

SOBRE OS INSTITUTOS SENAI DE INOVAÇÃO

O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) foi concebido dentro da rede de Institutos SENAI de Inovação, que começou a ser implantada no Brasil há aproximadamente 10 anos e possui atualmente 26 unidades, distribuídas em 12 estados, de Norte a Sul do país. É a maior rede de institutos privados do Brasil para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da indústria.

Além do ISI-ER – referência do SENAI no Brasil em PD&I com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade – a rede engloba áreas como tecnologias minerais, microeletrônica, biomassa, eletroquímica, metalmecânica, automação da produção, logística e tecnologias da informação e comunicação (veja a relação completa no mapa: http://institutos.senai.br/).

A Rede de Institutos SENAI de Inovação tem como foco a pesquisa aplicada, o emprego do conhecimento de forma prática no desenvolvimento de novos produtos e soluções customizadas para as empresas ou de ideias que geram oportunidades de negócios. Desde que foi criada, em 2013, mais de R$ 1,2 bilhão foram mobilizados em mais de 1.300 projetos de PD&I.

O ISI-ER está em operação no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN em Natal desde 2018, e foi oficialmente inaugurado em junho de 2021, com a conclusão das instalações e a operação plena dos laboratórios.