Investimentos em inovação e qualificação são chave para levar Brasil para o futuro

13/02/2019   18h28

A valorização de iniciativas que invistam em educação, na qualificação profissional e em ciência e tecnologia é fundamental para preparar o trabalhador e a indústria brasileira para o futuro. Segundo o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, o país precisa enfrentar, agora, os desafios de capacitação da força de trabalho e da transição para a quarta revolução industrial, sob risco de perder espaço em relação aos países mais desenvolvidos.

“Não podemos deixar de enfrentar isso agora. Temos de investir mais em educação, na educação básica, no ensino integrado com a formação profissional”, afirmou. Em almoço com a bancada do Partido Republicano Brasileiro (PRB) na Câmara dos Deputados, do qual participaram 29 dos 31 deputados federais da legenda. Robson Andrade apresentou o trabalho da CNI na defesa de propostas que contribuam com a melhora do ambiente de negócios brasileiro, como medidas de redução da burocracia, do aumento da segurança jurídica e do fomento à atividade econômica e à geração de emprego.

O presidente da CNI destacou a importância do trabalho do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) na formação profissional e no cuidado com a saúde e segurança do trabalhador. Também falou do papel que as entidades têm em contribuir para reduzir o desequilíbrio no desenvolvimento regional, como as unidades de ensino técnico e profissional em áreas remotas do país.

PAPEL ESTRATÉGICO – Andrade trouxe números que mostram a importância da indústria para a economia brasileira, como na participação no Produto Interno Bruto (PIB), no peso de produtos manufaturados e semimanufaturados nas exportações e na geração de empregos. Deputado federal e presidente nacional do PRB, Marcos Pereira (SP) reforçou a importância de o Congresso Nacional avançar em medidas que reduzam a burocracia e fomentem a produção.

Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) entre 2016 e 2018 e atual 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Pereira destacou medidas de simplificação de processos alfandegários, como a criação do Portal Único de Comércio Exterior, medida defendida pela CNI para reduzir o prazo de desembaraço de mercadorias. Além disso, falou da importância de agilizar a concessão de patentes, como caminho necessário para que as empresas façam inovação no Brasil. “Não é admissível que uma patente demore entre oito e 14 anos para ser registrada no Brasil. Não dá para competir se não tivermos inovação”, afirmou.

Líder da bancada, o deputado Jhonatan de Jesus (RR), falou da importância de o Legislativo contribuir para a construção de um ambiente amistoso às atividades produtivas no Brasil e destacou o papel da indústria na geração de empregos. “Defender a indústria é defender a geração de emprego e renda no país”, disse.

Por: Guilherme Queiroz
Foto: Miguel Ângelo