O MAIS RN atualizou, em plataforma digital, os dados do relatório Focus que mostram as expectativas do mercado financeiro para a economia do país, em um levantamento feito pelo Banco Central. Os últimos dados revelam um cenário futuro um pouco preocupante, com a expectativa do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2022 – índice que mede a inflação oficial no país – encerrar o ano em 6,45%, um aumento de quase 1 ponto percentual em relação a estimativa da semana passada, que foi de 5,65%.
O relatório é divulgado semanalmente e traz as projeções das instituições financeiras para os principais indicadores econômicos. As informações do relatório Focus são úteis para os empresários em tomadas de decisões e planejamento estratégico de ações dos negócios.
A responsável técnica, Fernanda Ferreira, do MAIS RN, explica que entre os pontos positivos está o aumento pela segunda semana consecutiva da expectativa para o PIB que há um mês estava em 0,30%, passando para 0,42% na semana que passou e subindo para 0,49% na atual publicação. “Esses dados revelam uma projeção otimista de crescimento da economia do país mesmo ainda com a presença da pandemia da Covid-19 e com o acontecimento da guerra Rússia e Ucrânia, que afeta diretamente as previsões de alguns índices”.
Para acompanhar a divulgação do relatório Focus, o MAIS RN desenvolveu uma plataforma em Business Intelligence (BI) que é atualizada com a divulgação dos dados. Na plataforma, se encontram as projeções para 2022 e 2023 do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, do Produto Interno Bruto – PIB, do Câmbio e da Taxa Selic.
O MAIS RN destaca nesse painel digital a tendência de cada indicador, com ícones informando se está em alta, em baixa ou em estabilidade e há quantas semanas permanece o status.
Acesse a plataforma e confira os dados, no link: