ISI-ER apresentará projeto de combustível sustentável de aviação e palestra sobre hidrogênio em congresso nacional

1/04/2022   16h32

A pesquisadora Fabiola Correia vai apresentar projeto de Combustível Sustentável de Aviação, executado pelo ISI-ER em parceria entre o SENAI e a alemã GIZ

 

O projeto de produção de Combustível Sustentável de Aviação, em desenvolvimento no Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), em Natal, será apresentado no 2º Congresso da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Sustentáveis para Aviação (RBQAV), em maio. O ISI também participa do evento em uma mesa redonda sobre o mercado de hidrogênio, com participação do diretor do Instituto, Rodrigo Mello.

 

O Congresso será realizado entre os dias 16 e 18 de maio, no hotel Wish, Via Costeira da capital. As inscrições estão abertas no site https://www.metallum.com.br/2congressoRBQAV/. O prazo de submissão de trabalhos terminaria neste domingo (3), no mesmo endereço, mas foi prorrogado para 10 de abril.

 

“Essa é uma oportunidade importante para compartilharmos o que estamos fazendo em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) em duas áreas que já trabalhamos há mais de 10 anos e que trazem perspectivas de ampliação de opções para aproveitamento das energias renováveis”, diz Rodrigo Mello. “São trabalhos fundamentais para continuarmos em busca de uma economia pautada em emissões zero de carbono”, acrescenta.

 

Impacto
Pesquisadores do ISI-ER estudam rotas alternativas de produção de hidrogênio – aquelas que não geram emissão de carbono no processo industrial – desde o ano 2010. No campo dos combustíveis sustentáveis, pesquisas também são realizadas há aproximadamente 10 anos.

 

O projeto de produção de Combustível Sustentável de Aviação que será apresentado no Congresso é executado pelo Instituto por meio de parceria entre o SENAI e a Cooperação Técnica Alemã para o desenvolvimento sustentável (na sigla alemã GIZ – Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit). A apresentação será realizada em 16 de maio, a partir das 10h30, na mesa redonda Oportunidades para Eletrocombustíveis no Brasil, com a pesquisadora do ISI-ER e coordenadora do projeto, Fabiola Correia. A palestra terá como tema “Produção de Combustível Sintético de Aviação pela rota Fischer-Tropsch”.

 

“A ideia”, diz Fabiola, é “apresentar o desenvolvimento da unidade piloto para produção de combustível sustentável de aviação que será instalada no ISI-ER”. “O objetivo com esse trabalho é obter um produto já certificado para atender ao mercado de aviação, que colabore com a redução das emissões de CO2 – um dos principais gases do efeito estufa – e com o alcance de metas ambientais do Brasil”, explica.

 

A planta faz parte do projeto que o Instituto desenvolve desde dezembro de 2021 com a GIZ. No total, serão investidos mais de R$ 4,5 milhões até 2023 para obras de adaptação dos reatores e dos equipamentos já existentes para produzir o combustível, visando à redução de emissões de gases do efeito estufa na aviação.

 

O querosene sintético renovável, ou e-querosene, como também é chamado, será produzido pelo ISI-ER a partir da glicerina, um co-produto do biodiesel – por meio do processo químico chamado rota Fischer-Tropsch, que será explicada no evento.

 

O projeto terá duração de dois anos, período em que os pesquisadores também deverão estimar quando o novo combustível poderá chegar ao mercado (Clique aqui para ver mais detalhes no texto “SENAI produzirá combustível sustentável de aviação no RN com apoio da Cooperação Alemã”).

 

Fabiola Correia, que coordena a iniciativa, é graduada em Química, mestre e doutora em Engenharia de Petróleo. Ela é pesquisadora do ISI-ER e da Rede Brasileira de Biocombustíveis e Hidrocarbonetos Sustentáveis para Aviação (RBQAV).

 

O pesquisador líder do Laboratório de Sustentabilidade do ISI-ER, o engenheiro e doutor em Química, Juan Ruiz, além de dois bolsistas com doutorado em Química e Engenharia do Petróleo integram o projeto.

 

Congresso
A mesa redonda Oportunidades para Eletrocombustíveis no Brasil também terá participação do DLR, o Centro de Pesquisas Aeroespaciais da Alemanha, que desenvolve trabalhos em diversas áreas, entre elas, a de energia.

 

Durante os três dias do evento haverá apresentações de trabalhos técnico-científicos, palestras de especialistas nacionais e internacionais, bem como painéis onde serão debatidos temas de interesse do setor de produção de energias renováveis para aviação.

 

A programação inclui ainda uma visita técnica de representantes do DLR e da GIZ aos laboratórios de Energia Eólica, Solar e de Querosene de Aviação do ISI-ER, no Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN (HIT SENAI).

 

O Congresso é uma promoção conjunta da RBQAV, com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Metallum Congressos e Eventos, com apoio da GIZ e do projeto Combustíveis Alternativos sem Impactos Climáticos (ProQR), além de patrocínio do ISI-ER.

 

A comissão organizadora é formada pela coordenadora da RBQAV e professora doutora de Química do Petróleo da UFRN, Amanda Duarte Gondim, pelo diretor do Departamento de Tecnologias Aplicadas do MCTI, Eduardo Soriano, e pelo coordenador-geral do Departamento, no Ministério, Rafael Menezes.

 

*Texto editado em 04.04.22 para informar prorrogação do prazo de submissão dos trabalhos.