ISI-ER se associa oficialmente à ABEEólica, principal entidade representativa da indústria de energia eólica no Brasil

2/07/2021   16h26

ISI-ER é a principal referência do SENAI no Brasil para pesquisa, desenvolvimento e inovação em energia limpa

O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), principal referência do SENAI no Brasil para pesquisa, desenvolvimento e inovação em energia eólica e solar, foi oficialmente filiado à Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEÓLICA), principal entidade representativa do setor no país.

As boas vindas ao Instituto, com um comunicado para todos os membros e divulgação nas redes sociais da Associação, foram publicadas nesta sexta-feira (2). “A ABEEólica reúne todas as empresas do setor no Brasil e é lá que são discutidas e se constroem soluções. Era muito importante que fizéssemos parte disso e que estivéssemos ao lado do industrial de energia”, disse Rodrigo Mello, diretor do ISI-ER e do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), unidade SENAI especializada em formação profissional para o setor.

Fundada em 2002, a ABEEólica congrega e representa a indústria de energia eólica no País, incluindo empresas de toda a cadeia produtiva. Atualmente há 97 associados, entre fabricantes, empreendedores – desenvolvedores e geradores de energia, engenharia, consultoria e construção, comercializadores de energia, Federações, empresas de construção civil, logística, montagem, transportes e institutos de pesquisa, universidades ou centros de estudos.

“A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN)”, segundo Mello, “está junto da Associação desde o início de suas atividades e o SENAI como entidade que trabalha a formação profissional e o desenvolvimento de tecnologias precisava estar também mais próximo dessas instituições, para ajudar na construção de um cenário novo dessa cadeia produtiva que a cada dia se mostra mais importante para o Brasil e o RN”.

O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) opera desde 2018 no Rio Grande do Norte e foi oficialmente inaugurado em 15 de junho de 2021 com a conclusão das instalações físicas e o funcionamento pleno dos laboratórios. O Instituto oferece soluções em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I), além de Serviços Tecnológicos de alta complexidade para os diversos atores do setor industrial e de energia.

Ele está inserido na Rede de 26 Institutos SENAI de Inovação, a maior rede privada de institutos de pesquisa, desenvolvimento e inovação criada no Brasil para atender as demandas da indústria nacional. Os Institutos estão distribuídos em 12 estados e trabalham em conjunto, formando uma rede multidisciplinar e complementar. Além de energias renováveis, foco do ISI-ER, englobam áreas como tecnologias minerais, microeletrônica, biomassa, eletroquímica, metalmecânica, automação da produção, logística e tecnologias da informação e comunicação (veja a relação completa no mapa: http://institutos.senai.br/).