IV Mostra Artístico Cultural do SESI lota Teatro Municipal de Mossoró

28/08/2018   14h18

 

O Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, em Mossoró, foi palco de mais um evento socioeducativo e cultural, promovido pelo Serviço Social da Indústria – SESI/Mossoró. Com o tema “Saúde Mental: um desafio para todos”, aliando saúde e arte, a IV Mostra Artístico-Cultural – MAC, contou com público de aproximadamente 800 pessoas, na última quinta-feira, 23, na cidade. Confira galeria de fotos no final.

 

Produzido pelos alunos da Educação Básica e Educação Profissional – EBEP, o projeto abordou diversos tipos de transtornos de saúde mental como a depressão, ansiedade generalizada e crise do pânico, bipolar, alimentar e espectro da esquizofrenia, buscando sensibilizar os alunos sobre os vários tipos de transtorno mental e discutir sobre a inclusão social na sociedade.

 

A quarta edição do evento contou a presença do diretor do CET Ítalo Bologna, Francisco Moreira Maia, e do analista de negócios e palestrante do Instituto Euvaldo Lodi – IEL-RN, Lucas Paiva. O gerente do SESI/Mossoró, Denilson Santana, foi o responsável pelo pronunciamento em nome da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte – FIERN. Logo após, quem subiu ao palco foi o professor, cantor, músico e compositor Paulo Aires para o show musical com participação da aluna Emanuelly Morais. No repertório, composições de Michael Jackson, como “Ben e Human Nature”, além da canção “A Paz”, uma versão de “Heal The World”.

 

De acordo com a supervisora pedagógica Iadja Linhares, a presença da população mossoroense na MAC demonstra interesse da sociedade em assuntos considerados delicados, como o tema deste ano. “Este projeto aponta temáticas que nos permite novas reflexões sobre assuntos que a sociedade costuma esconder e/ou ignorar, e é por meio da arte que nossos alunos do SESI apresentam os diversos transtornos de maneira sutil, delicada e verdadeira”, afirmou.

 

Através de algumas linguagens artísticas, como a dança, música, recitação e performances, os grupos teatrais emocionaram o público com os espetáculos que retrataram a vida e a dor de personalidades do mundo da fama. No cenário, efeitos de luzes, projeção visual, adaptações sonoras, cinemas, vídeos, fogos de artifícios, chuva de confetes e elementos ilustrativos deram vida às obras literárias da Mostra Artístico-Cultural, exibidas no espaço cultural.

 

 

Quem também aproveitou o aprendizado foi à aluna Ana Stella, que participa pela primeira vez do evento. “A Mac traz diversos fatores que contribuem em nosso cotidiano enquanto estudante, que varia desde o social ao educativo, nos permitindo a integração entre os colegas, o exercício da administração financeira e do tempo e a responsabilidade, além do aprendizado teórico e prático sobre o assunto abordado”, disse.

 

“O projeto me ajudou a atender as pessoas que passam por lutas diárias, com esses transtornos de ansiedade e crise do pânico, além de me sensibilizar ao saber que existem pessoas que passam por isso”, complementou o estudante Filipi Henrrique Freitas.

 

Além de proporcionar aos alunos o aprendizado, a MAC desperta também o espírito de compreensão, sensibilidade, responsabilidade e empatia, e aposta consecutivamente três anos com os assuntos abordados para temas de redações no Exame Nacional de Ensino Médio – ENEM.

 

“Problemas sociais tratados como esses da MAC são temas bastante comuns dentro do ENEM, oportunizando os alunos a apresentarem alguma solução. Projetos como a MAC fortificam os alunos em temas sociais, filosóficos, sociológicos, melhorando como cidadãos e futuros profissionais para o mercado de trabalho”, destacou o professor de física, Leonardo Garcia.