Lean Educacional aumenta em 68% tempo de aprendizagem dos alunos do SENAI-RN

8/03/2019   16h03

O SENAI/RN executou em 2018 o programa Lean Educacional em duas das suas Unidades no Estado, no CTGAS-ER (Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis), em Natal, e no CET-IB (Centro Ítalo Bologna), em Mossoró, nas oficinas de metalomecânica. Os resultados foram considerados significativos, reduzindo em 80% o tempo de movimentação do aluno na sala de aula e em 80% as atividades que não agregam valor durante o ensino, o que aumentou em 68% o tempo de aprendizagem desses alunos.

 

O Lean é uma filosofia focada na eliminação dos desperdícios, os quais, não agregam valor na ótica do cliente. A implantação do Lean Educacional visa a redução ou eliminação destes desperdícios presentes dentro do âmbito educacional, aumentando a qualidade do ensino e otimizando seus recursos. Aplicando as metodolodias Lean Manufacturing, Kaizen e A3, divididas em 5 etapas:

 

 

A movimentação do aluno na sala de aula está ligada a busca de ferramentas, e utilização de equipamentos. Para reduzir esta movimentação, foram readequados o layout para as aulas práticas, bem como implementada a troca rápida de ferramentas nas aulas, que consiste em disponibilizar próximos aos alunos as ferramentas que serão utilizadas naquele momento.

 

As atividades que não agregam valor são todas as atividades que, se não exercida, não influencia no desenvolvimento de uma competência, a exemplo, conversas paralelas, busca de material no almoxarifado. “Para redução deste desperdício, conscientizamos os alunos, padronizamos e separamos os materiais antes das aulas práticas, e ajustamos as aulas práticas, almejando o melhor e maior aproveitamento para os alunos”, explica a Analista de Educação e Tecnologias do SENAI-RN, Aline Melo .

 

Ela afirma que em 2019 a metodologia será aplicada em cinco Unidades, CTGAS-ER, CET-IB, CET-AB, CET-FA e CET-CM, “visando combater os desperdícios encontrados no dia a dia, além de buscar a melhoria contínua em nossos Cursos”.