Literatura de cordel é destaque no segundo dia da Mostra de Arte e Cultura 2021

26/10/2021   15h20

 

O último dia (26) da Mostra de Arte e Cultura da SESI Escola – MAC 2021, realizada virtualmente no canal do Youtube do SESI-RN, contou com as participações do fundador da primeira cordelteca, Pedro Popoff, e do cordelista Erialdo Rebouças. A edição deste ano tem como tema “Lá no meu sertão… tem arte, cultura e história!”.

 

O primeiro convidado foi ator, cantor e palestrante Pedro Popoff. Ele falou sobre sua paixão por literatura de cordel e pelo contexto cultural no qual ela está inserida e falou sobre a cordelteca que já conta com mais de 3 mil títulos dos mais diversos temas, desde Copérnico, Lampião e o coronelismo até Carlos Drummond de Andrade. “A galera adora. Quando eu dou palestras aqui em Bauru e a na região Sudeste eles não conhecem. É uma cultura muito linda. E eles vão sempre perguntando e em uma palestra de três horas não dá para responder tudo”, disse.

 

 

O segundo convidado foi o sociólogo, historiador e cordelista Erialdo Rebouças, que falou sobre o processo criativo para compor os cordéis. “A inspiração ela pode vir de uma palavra, de uma ação, de uma cena que você vê, e eu trabalho assim. Às vezes eu vejo, ouço alguma coisa e digo isso dá um norte, um verso, uma estrofe”, narrou.

 

A gerente de Educação do SESI-RN, Ana Karenine Medina, fez o encerramento e agradeceu a participação e o compromisso de todos. “Mesmo passando por um período de pandemia voltamos agora em junho e temos trabalhos tão bonitos que foram apresentados. Os trabalhos ficaram belíssimos”, ressaltou a gestora já convidando todos para participarem da edição 2022.

 

Ainda foram apresentados mais de 10 vídeos elaborados pelos alunos das quatros unidades da SESI Escola de Natal, Mossoró, São Gonçalo do Amarante e Macau. A Mostra Artístico Cultural em como metas resgatar e divulgar as manifestações culturais do Nordeste brasileiro.