Mainá Medeiros – bom humor, comprometimento e profissionalismo ao longo de 27 anos no Sistema FIERN

23/07/2019   17h47

O entrevistado da semana da série de entrevistas “Eu faço parte dessa história”, feita pela Unidade de Comunicação do Sistema FIERN, é Mainá Medeiros, engenheiro civil da Unidade de Engenharia do Sistema FIERN. Um viajante em constante missão para novos trabalhos pertinentes à interiorização do Sistema em todo Rio Grande do Norte. Ele conta que ao longo dos 27 anos participou de muitos projetos e tem seu trabalho em várias cidades. Dono de uma alegria e disposição constantes, Mainá encanta a todos com seu sorriso e bom humor, ao mesmo tempo em que mantém muito comprometimento e um profissionalismo admirável.  Confira a entrevista:

Poderia falar um pouco da sua formação, e como foi seu caminho nos estudos?

Fui diplomado no Curso Superior de Engenharia Civil, pela então Escola Politécnica da Universidade Federal da Paraíba, sediada na cidade de Campina Grande/PB. Meu caminho nos estudos foi o Curso Primário no Grupo Escolar Senador José Bernardo em São João do Sabugi/RN, Primeiro Grau no Colégio Estadual de Caicó/RN, Segundo Grau no Colégio Diocesano de Caicó, concluindo-o no Colégio Diocesano Pio XI de Campina Grande/PB.

Alguma lembrança marcante da época em que estudava?

A mais marcante de todas, foi quando fui escolhido Presidente do Diretório Acadêmico da Escola de Engenharia de Campina Grande/PB.

Gostaria de falar um pouco sobre sua família?

Meus pais Otávio Medeiros e Erotildes Neri de Lucena, que sempre me apoiaram para estudar, sempre dizendo que a maior herança que os pais poderiam deixar para os filhos era o saber, porque ninguém o tirava. Tenho quatro irmãos/irmãs, sendo que três residem aqui em Natal, e o outro na cidade de São João do Sabugi/RN.

Há quanto tempo está no Sistema FIERN?

Estou no Sistema FIERN há 27 anos, lotado no SESI/RN.

Depois disso como foi a evolução de sua carreira profissional?

Primeiro Engenheiro contratado pela Prefeitura Municipal de Campina Grande/PB (01 ano), depois funcionário do Governo do Estado do RN, na condição de fiscal das Obras de Construção da primeira etapa do Centro Administrativo do RN (dois anos), Engenheiro contratado pela ECOCIL de Natal/RN (quinze anos); e por fim, contratado pelo SESI/RN, vigente até o presente.

Como se deu a sua mudança de função?

Como sempre fui lotado na Unidade de Engenharia, as atribuições principais realizadas, foram marcadas por mais de 300 orçamentos de Obras elaborados ao longo desses 27 anos, dos quais, mais de 280 tiveram suas obras executadas. Até que certo dia fui chamado pelo então Superintendente Corporativo do Sistema FIERN, Jayme Dias, para me fazer entrega de uma portaria assinada pelo Presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, na qual me nomeava Gerente da Unidade de Engenharia do Sistema FIERN, cargo que ocupei até meados de 2016.

Lembra-se de alguma experiência desse trabalho que lhe marcou?

O que mais marcou a minha trajetória profissional nessa Unidade de Engenharia, foi a fiscalização das Obras do CETAB (Centro de Educação e Tecnologias Ítalo Bologna/Mossoró/RN), concluídas em menos de cento e vinte dias, conforme solicitação do Departamento Nacional do SENAI. Tarefa quase impossível, se não fosse o Empenho da Empresa Contratada para executar a obra, que em determinado momento chegou a instituir três turnos de trabalho para poder cumprir a meta pré-estabelecida pelo SENAI/RN.

Como tem sido para você trabalhar no Sistema FIERN atualmente?

Bastante agradável, principalmente pelo apoio e confiança que tenho recebido dos meus superiores, notadamente pelo atual Superintendente do SESI, Juliano Martins, pela maneira como nos trata quando faz solicitação de qualquer etapa de serviço.

No seu trabalho como um todo, tem alguma coisa que te emociona?

Durante todo esse tempo dedicado ao Sistema FIERN, o que mais me emocionou foi quando fui comunicado pelo nosso atual presidente, Amaro Sales de Araújo, de que a cidade onde eu nasci, a pequenina São João do Sabugi/RN, seria contemplada com a construção de uma Biblioteca dentro do programa Indústria do Conhecimento.

Para finalizar, o que gostaria de dizer aos seus colegas de trabalho sobre o Sistema FIERN?

Com a missão pessoal cumprida e perto de sua fase conclusiva, gostaria de dizer aos mais novos que estão chegando, que essa é uma Instituição séria, comprometida com o bem estar dos industriais, industriários e da sociedade em geral, cuja responsabilidade na condução de suas tarefas torna-se cada vez mais exigida.

Gostaria de acrescentar mais alguma informação sobre sua história no Sistema?

Um agradecimento todo especial a todos com quem mantive aqui no Sistema FIERN um relacionamento profissional e pessoal ao longo desses 27 anos, o que fortaleceu e enobreceu ainda mais, e a certeza de que sempre trabalhei com seriedade e comprometimento para o fiel cumprimento das tarefas que me foram confiadas.