MAIS RN 4.0 traz novo painel com ‘Sondagem FIERN sobre o Impacto da Covid-19’

18/08/2020   12h36

O Impacto da Covid-19 na indústria potiguar pode ser acessado de forma ágil e dinâmica na plataforma MAIS RN 4.0, que traz um painel com tecnologia Power BI, em que apresenta os resultados da pesquisa ‘Sondagem FIERN sobre o Impacto da Covid-19’, lançada nesta terça-feira (18). Os dados contemplam as principais dificuldades e medidas adotadas pelo setor industrial do Rio Grande do Norte, com dados sobre desligamento de pessoal, paralisação de atividades, adoção de protocolos de biossegurança, além de acesso ao crédito e avaliação do papel da FIERN e de governos durante a pandemia. O levantamento foi feito com 141 empresas de mais de 30 setores industriais, ouvidas no período de 4 a 12 de agosto, em 28 municípios do estado.

“Em termos de operacionalidade da pesquisa, optamos por disponibilizar os resultados em uma plataforma online, na ferramenta de Power BI, para que qualquer pessoa tivesse fácil acesso aos dados e pudesse, de forma autônoma, navegar e fazer os cruzamentos que achar interessante, atendendo, inclusive, ao princípio da transparência aos resultados”, afirma o assessor técnico de Economia e Pesquisa da FIERN, Pedro Albuquerque.

O assessor explica que a iniciativa surgiu da decisão da Federação das Indústrias do RN em acompanhar a situação das empresas durante esse período de COVID-19. “Sabemos que o setor não precisou parar, como o caso do comércio e serviços, porém, a Indústria está situada dentro de um circuito, em que, ainda que autorizada a funcionar, sentiu fortemente os impactos dos decretos e do fechamento do comércio, como pode ser observado pelos indicadores de demissão, queda em faturamento, necessidade de paralisar as atividade e incerteza de quando será possível retornar aos patamares pré-crise.

A pesquisa ‘Sondagem FIERN sobre o Impacto da Covid-19’ buscou, em parte, reproduzir as perguntas feitas ainda no mês de abril para estabelecer um comparativo situacional, bem como, introduzir questões sobre protocolos de biossegurança, adoção de medidas de isolamento nas fábricas e acesso ao Plano de Retomada da Economia. “Isso nos permitiu, por um lado comparar as sondagens entre abril e agosto, bem como jogar luz em novas demandas”, avalia o assessor.

No painel, é possível acessar os dados apurados na Sondagem de forma segmentada por município, indústria ou segmento industrial. A pesquisa pode ser acessada na íntegra pela na plataforma MAIS RN 4.0, no link: https://datastudio.google.com/u/0/reporting/7c985e0b-a69d-493a-a99d-c50128c2a1a4/page/3atbB

Por Sara Vasconcelos, Unicom/FIERN