MAIS RN analisa os avanços práticos da Agenda Propositiva para o Desenvolvimento do RN

11/04/2022   10h26

 

Duas áreas estratégicas da Agenda Propositiva para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte são destaques em um levantamento sobre os avanços práticos das proposições, no mês de março: as Energias Renováveis e o debate da Lei Estadual de Concessões. O documento, elaborado pela unidade de inteligência e planejamento estratégico da FIERN, o MAIS RN, também responsável pelo desenvolvimento da Agenda Propositiva, mostra que essas áreas tiveram avanços significativos no estado.

 

Em outubro do ano passado, a FIERN entregou ao Governo do Estado a Agenda Propositiva, documento que aponta sete áreas estratégicas a serem desenvolvidas no RN e apresenta sugestão de ações já existentes e descontinuadas ou inovadoras e de baixo custo, todas com base em experiências exitosas em outros estados com cenário socioeconômico semelhante ao Rio Grande do Norte.

 

“Os principais veículos de notícias têm evidenciado o progresso da atividade eólica no estado, que agora se encaminha para o ambiente offshore e reaquece a urgência de reformular e atualizar nossa lei de concessões, ambas as pautas mencionadas na agenda”, aponta o documento da sondagem.

 

O levantamento dos avanços práticos da Agenda destaca o investimento de R$ 2,3 bilhões em projeto de energia eólica no RN em 2022, bem como o potencial de liderança do estado na produção eólica offshore, ainda não iniciada no país. Além disso, traz evolução nas tratativas do porto-indústria, como a definição da área do empreendimento e da gestão, a ser realizada por uma parceria público-privada (PPP).

 

Os avanços nas discussões sobre o porto-indústria geram, por consequência, avanço na discussão da Lei das Concessões, uma vez que o projeto precisa dessa norma para ser consolidado. A Agenda Propositiva aponta as concessões como solução para a impossibilidade de investimentos elevados e estruturantes por parte dos governos em meio à situação econômica do país, bem como para a dificuldade de gastos com manutenção de ativos.

 

Além das Energias Renováveis e da Lei das Concessões, o Turismo, a Educação Pública, o Porto de Natal, a Gestão de Ativos e o Petróleo e Gás são as áreas estratégicas que compõem a Agenda.

 

Sobre o MAIS RN

Lançado em 2014 como um observatório da indústria e um mapa de oportunidades de negócios, potenciais econômicos e ações prioritárias, em âmbito público e privado, o Mais RN inicialmente listava uma série de ações e metas para viabilizar, em 20 anos, um novo patamar de crescimento econômico do Rio Grande do Norte, sendo apresentado a gestores públicos.

 

Em 2020, o programa atingiu nova feição ao lançar a versão digital, o Mais RN 4.0 e, em meio a pandemia de Covid-19, lançar mão de recursos e plataformas digitais de Power BI (Business Inteligence) e ganhou espaços de debate junto aos empresários, com o Mais RN em Ação, que trouxe as Salas de Situação.

 

Para o Observatório, foi criado um conjunto de dashboards com dados e indicadores, de diversas fontes – como emprego, desemprego, arrecadação pública, ICMS, PIB per capita do Município, PIB da Indústria, PIB dos Serviços, análise da evolução do emprego, evolução da indústria -, que se correlacionam e podem ser atualizados para dar um panorama geral e sistematizado sobre determinado cenário ou setor da economia.

 

Com o MAIS RN em Ação, a FIERN se tornou um centro de inteligência para a economia privada, com enfoque no empresário e suas demandas. Atualmente, o Mais RN trabalha junto às cadeias de geração de Energias, Têxtil e confecção, Infraestrutura, Parque tecnológico, Pesca, Pecuária, Mineração, Turismo e Fruticultura, entre outras.

 

A plataforma desenvolveu também o documento Agenda Propositiva para o Desenvolvimento do RN, entregue ao Governo do Estado em outubro de 2021, elencando pontos e ações que envolvem poucos recursos financeiros em termos de investimento público, mas são de fundamental importância para a economia potiguar.