MAIS RN apresenta projetos e ações para presidente e diretor da Abrasel-RN

26/04/2022   16h35

 

Na manhã desta terça-feira (26), o MAIS RN recebeu o presidente da seccional potiguar da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/RN), Paolo Passariello, e o diretor de Gestão, Marcelo Bevelloni. No encontro, o coordenador do MAIS RN, José Bezerra Marinho, e o gerente da unidade, Pedro Albuquerque, apresentaram a história, os projetos e as ações da unidade.

 

A visita dos representantes da Abrasel/RN também serviu para a prospecção de parcerias entre a associação e o MAIS RN, por meio da construção de projetos e ações voltadas para o setor de bares e restaurantes no Rio Grande do Norte. A Associação tem o objetivo de representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar, com ações que contribuam para a profissionalização e a qualidade das empresas do segmento e para o fortalecimento do turismo gastronômico no estado.

 

O coordenador do MAIS RN destacou a possibilidade de aplicar as atividades de acompanhamento de setores industriais realizadas pela unidade em outras áreas. “Essa fórmula que temos de capturar e processar dados para embasar ações pode ser aplicada aos bares e restaurantes do estado”, explicou Marinho. “É possível trazer problemas que o setor enfrenta para pensarmos estratégias e parcerias que resolvam essas demandas”, completou.

 

Já o presidente da Abrasel/RN ressaltou a necessidade de a instituição trabalhar com os dados para auxiliar os associados. “A maior parte de nosso público são micro e pequenos empresários, então pensamos principalmente nesses empreendedores ao desenvolver ações e projetos”, acrescentou Passariello.

 

 

Sobre o MAIS RN

Lançado em 2014 como um observatório da indústria e um mapa de oportunidades de negócios, potenciais econômicos e ações prioritárias, em âmbito público e privado, o Mais RN inicialmente listava uma série de ações e metas para viabilizar, em 20 anos, um novo patamar de crescimento econômico do Rio Grande do Norte, sendo apresentado a gestores públicos.

 

Em 2020, o programa atingiu nova feição ao lançar a versão digital, o Mais RN 4.0 e, em meio a pandemia de Covid-19, lançar mão de recursos e plataformas digitais de Power BI (Business Inteligence) e ganhou espaços de debate junto aos empresários, com o Mais RN em Ação, que trouxe as Salas de Situação.

 

Para o Observatório, foi criado um conjunto de dashboards com dados e indicadores, de diversas fontes – como emprego, desemprego, arrecadação pública, ICMS, PIB per capita do Município, PIB da Indústria, PIB dos Serviços, análise da evolução do emprego, evolução da indústria -, que se correlacionam e podem ser atualizados para dar um panorama geral e sistematizado sobre determinado cenário ou setor da economia.

 

Com o MAIS RN em Ação, a FIERN se tornou um centro de inteligência para a economia privada, com enfoque no empresário e suas demandas. Atualmente, o Mais RN trabalha junto às cadeias de geração de Energias, Têxtil e confecção, Infraestrutura, Parque tecnológico, Pesca, Pecuária, Mineração, Turismo e Fruticultura, entre outras.

 

A plataforma desenvolveu também o documento Agenda Propositiva para o Desenvolvimento do RN, entregue ao Governo do Estado em outubro de 2021, elencando pontos e ações que envolvem poucos recursos financeiros em termos de investimento público, mas são de fundamental importância para a economia potiguar.