MAIS RN atualiza Relatório Focus com previsão de 5,15% para IPCA em 2022

24/01/2022   11h14

 

O MAIS RN atualizou o painel do ‘Observatório da Indústria’, uma síntese do acompanhamento do Relatório Focus. Segundo os dados divulgados esta semana, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2022 deverá ser 5,15%. A previsão é maior do que a da semana passada, quando estava previsto em 5,09%.

 

Em 2021 o Boletim Focus já sinalizava a inflação de 2022 acima do teto da meta estipulado pelo Conselho Monetário Nacional, que estimou a inflação em 3,5% em 2022, com um intervalo de tolerância de 1,5 pontos percentuais para cima ou para baixo. Ou seja, 2% é o piso da meta e 5% é o teto.

 

De acordo com Fernanda Ferreira, responsável técnica por atualizar o painel do MAIS RN, o Relatório Focus é um resumo das estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado até a sexta-feira anterior à sua divulgação. “Ele é divulgado toda segunda-feira e traz as medias das projeções das instituições financeiras para os principais indicadores da economia. Atualmente, o Banco Central do Brasil utiliza dados de cerca de 140 instituições para o relatório”.

 

Tais informações são da altíssima relevância para os empresários em tomadas de decisões e planejamento estratégico de ações dos negócios. Segundo explica Fernanda, é através desses dados e das suas tendências de estabilização, queda ou alta, que os empresários podem planejar os investimentos, como planos de expansão, contratação de funcionários e compra de insumos.

 

E para acompanhar a divulgação do relatório, o MAIS RN desenvolveu uma plataforma em Business Intelligence (BI) que é atualizado com a divulgação dos dados. Na plataforma também se encontram as projeções para 2022 e 2023 do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, do Produto Interno Bruto – PIB, do Câmbio e da Taxa Selic.

 

“Essa divulgação permite que quem acesse a plataforma tenha acesso de forma simplificada a esses dados e possa analisar semana a semana quais as tendências do mercado para a economia do país baseado nesses principais indicadores citados”, disse.

 

O MAIS RN destaca nesse painel digital a divulgação da tendência de cada indicador, onde se mostra qual indicador está em alta, em baixa ou em estabilidade e há quantas semanas se encontra nesse status. Esse é um ponto crucial para saber qual caminho, segundo o mercado, quais as perspectivas para a economia do país.

 

A plataforma é pública e pode ser acessada por todos que tenham interesse através do link: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiYmFkOTJkOTgtNTc0Mi00ODZjLWIyOWEtNGI1MDI0YzRhY2ZiIiwidCI6IjhmMDYyNWI4LTkzM2YtNDM3Yi1iNDE4LTA5NTcxZTY5YmZlNCJ9&pageName=ReportSection]