MAIS RN, da FIERN, debate parceria com comando da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Natal

15/09/2022   18h20

 

A equipe do MAIS RN, núcleo de planejamento estratégico contínuo da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), se reuniu com o General Rocha Lima, comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada para discutir possíveis parcerias entre o núcleo e as organizações militares do Exército Brasileiro no estado. O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira (15), no Centro de Operações da Brigada, com presença do diretor do MAIS RN, Marcelo Rosado, do coordenador do núcleo, José Bezerra Marinho, e do gerente técnico, Pedro Albuquerque.

 

Uma das iniciativas debatidas foi a colaboração da FIERN, por meio do MAIS RN, no “Projeto de desmobilização de militares temporários”, que visa formar e capacitar militares durante o serviço para serem inseridos no mercado de trabalho após o tempo de missão. O projeto é desenvolvido pelo Coronel Luiz Paulo, assessor de planejamento da 7ª Brigada.

 

Durante o encontro, também foi apresentada a história e atuação, com destaque para as iniciativas em inteligência de dados e as plataformas de Business Intelligence (BI). Com as plataformas, o MAIS RN apresenta dados e informações detalhadas sobre diversos setores da economia potiguar em ponto de uso para empresários, investidores e acadêmicos.

 

 

Sobre uma parceria com a Brigada, o diretor do MAIS RN, Marcelo Rosado, apontou que “essa troca de informações pode ajudar as duas instituições mutuamente, o que contribui, também, para o desenvolvimento do estado”.

 

“Esses jovens podem ser capacitados com um estilo de liderança, perfil de disciplina e atitude de empreendedorismo dentro de um projeto pensado pelo Exército. Se soubermos pegar esses jovens após essa fase e dar um novo treinamento, serão cidadãos que vão gerar muito desenvolvimento para o Rio Grande do Norte”, afirma Rosado.

 

O General Rocha Lima explica que o projeto de formação e capacitação utiliza as atividades realizadas pelos temporários dentro do próprio serviço militar. “Temos diversas atividades diárias que a sociedade potiguar exige uma qualificação”, aponta. “Podemos amadurecer, junto ao MAIS RN, uma conversa para entender como cada parte pode colaborar nas ações de ambas”, acrescenta o comandante da 7ª Brigada.

 

Também participaram do encontro os comandantes das Organizações Militares subordinadas e vinculadas à 7ª Brigada de Infantaria Motorizada: 15º, 16º e 31º Batalhões de Infantaria Motorizado; 17º Grupo de Artilharia de Campanha; 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado; 7º Pelotão de Polícia do Exército; Base Administrativa da Guarnição de Natal; Companhia de Comando da 7ª Bda Inf Mtz; Hospital de Guarnição de Natal; 7º Batalhão de Engenharia de Combate; e 1º Batalhão de Engenharia de Construção.