MAIS RN, da FIERN, identifica demandas regionais do estado para elaboração de agenda propositiva

12/07/2022   14h01

Equipe do MAIS RN no Encontro Microrregional em Caicó

 

Para elaborar uma agenda voltada ao desenvolvimento do Rio Grande do Norte, a equipe do MAIS RN, núcleo de pensamento e planejamento estratégico contínuo da FIERN, participou de encontros microrregionais do Conselho Regional de Engenharias e Agronomia (CREA-RN). Durante as reuniões realizadas até agora, em Caicó e Mossoró, os profissionais do MAIS RN já identificaram demandas específicas em cada região.

 

“Em Caicó, os participantes ressaltaram bastante questões do mercado local que poderiam ser mais valorizadas, como o artesanato e a pecuária”, explica a gestora de políticas públicas do MAIS RN, Suellen Torres, que participou dos encontros nas duas cidades. “Já em Mossoró, houve uma atenção maior à infraestrutura e conectividade, com demandas de estruturas de rodovias para escoamento da produção”, completa.

 

Os trabalhos do MAIS RN para a elaboração da agenda junto ao CREA-RN iniciaram oficialmente no dia 10 de junho, com a participação na abertura do 1º Colégio de Inspetores do CREA-RN, na sede do Conselho. Atualmente, a equipe está participando dos encontros microrregionais para realizar os diagnósticos junto aos inspetores do CREA-RN e a especialistas do ramo das engenharias, agronomia e geociências.

 

Esses diagnósticos servirão para a elaboração de propostas sobre os principais problemas detectados em eixos específicos como Mercado, serviços e economia, Infraestrutura e logística, Educação e Meio ambiente e sistema de licenciamento.

 

“Com as informações que pudemos coletar com os inspetores, no Colégio de Inspetores, pudemos pensar em uma agenda geral para o desenvolvimento, com pontos de convergências entre as regiões. Porém, temos percebido que há essa necessidade de regionalizar a agenda. Cada região apresenta diferenças em potenciais e dificuldades de mercado e infraestrutura”, destaca Torres. “Queremos especificar essas informações, entendendo a realidade de demandas de cada local. Não tem como pensar o RN sem pensar as diferentes regiões e tratá-las de formas diferentes”, conclui.

 

Agenda propositiva

 

O MAIS RN, junto ao CREA-RN, está elaborando uma agenda propositiva para o desenvolvimento do estado. A iniciativa, realizada em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi no RN (IEL-RN), é fruto do acordo de cooperação técnica assinado no último mês de abril entre a FIERN e o Conselho.

 

Além da participação no Colégio de Inspetores e nos encontros microrregionais de Caicó e Mossoró, a equipe do MAIS RN participará dos encontros em Assú e Pau dos Ferros, nos dias 21 e 28 de julho, para realizar os diagnósticos.

 

O documento se assemelha à Agenda Propositiva para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte, produzida pelo Mais RN em 2021, para a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, com diagnósticos e ações práticas em diversos setores-chave da economia do estado. Dessa vez, o objetivo é realizar os diagnósticos junto aos inspetores do CREA-RN e a especialistas do ramo das engenharias, agronomia e geociências de todo o estado para a elaboração de propostas sobre os principais problemas detectados nos eixos que englobam obras, legislação, meio ambiente, mercado e serviços, entre outros.

 

 

A previsão é que a Agenda de Desenvolvimento do RN seja concluída em agosto, pelo CREA-RN, dois meses antes da eleição de 2022, quando será entregue aos candidatos ao Governo do Estado que estarão na disputa das Eleições de 2022. “Queremos não somente oferecer propostas, mas uma agenda discutida com os nossos profissionais da engenharia, da agronomia e das geociências com o olhar no crescimento econômico, social e ambiental do nosso estado”, explica a presidente do CREA-RN, a engenheira civil Ana Adalgisa Dias Paulino.

 

A presidente Ana Adalgisa explica que o objetivo também é o de monitorar continuamente se há avanços nas áreas trabalhadas na pesquisa e que são fundamentais para o crescimento do estado como um todo. “Agradeço o apoio irrestrito do presidente da FIERN, Amaro Sales, que comunga com a mesma visão institucional do nosso conselho em ter um olhar para o futuro do Rio Grande do Norte, tendo o Mais RN como instrumento estratégico de apoio a essa pesquisa”, disse a presidente do Conselho.