MAIS RN, do Sistema FIERN, passa a integrar equipe técnica do Censo 2022 do IBGE

17/03/2022   11h01

(dir. para esq.) Pedro Albuquerque, gerente técnico do MAIS RN, e Damião Ernane de Souza, chefe da Pesquisa no RN/IBGE

 

O MAIS RN, Núcleo de Inteligência Estratégica do Sistema FIERN, passa a compor a equipe técnica de acompanhamento e execução do Censo 2022 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A primeira reunião técnica contou com a participação do gerente do MAIS RN, Pedro Albuquerque, do secretário estadual de planejamento e finanças, Aldemir Freire, do presidente do Sindicato de Condomínios (SIPCERN), Luiz Valério Dutra Filho, e técnicos do IBGE. O encontro foi realizado terça-feira (15), na sede da Controladoria Geral da União (CGU).

 

O Censo Demográfico constitui a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do País e em seus recortes territoriais internos, tendo como unidade de coleta a pessoa residente.

 

“O MAIS RN, como setor voltado para pesquisas, reconhece a importância do Censo 2022 realizado pelo IBGE. Esta será a oportunidade de mergulhar em indicadores concretos sobre crescimento populacional e a situação socioeconômica do país nestes últimos 12 anos. Teremos um retrato fiel do que aconteceu ao longo desses anos, como o país evoluiu para, assim, pensar as projeções futuras”, destacou o gerente do MAIS RN, Pedro Albuquerque.

 

A coleta do próximo Censo Demográfico será realizada entre os meses de junho a agosto de 2022. Serão investigados cerca de 78 milhões de domicílios particulares permanentes do País.

 

Sobre o MAIS RN

Lançado em 2014 como um observatório da indústria e um mapa de oportunidades de negócios, potenciais econômicos e ações prioritárias, em âmbito público e privado, o Mais RN inicialmente listava uma série de ações e metas para viabilizar, em 20 anos, um novo patamar de crescimento econômico do Rio Grande do Norte, sendo apresentado a gestores públicos.

 

Em 2020, o programa atingiu nova feição ao lançar a versão digital, o Mais RN 4.0 e, em meio a pandemia de Covid-19, lançar mão de recursos e plataformas digitais de Power BI (Businesse Inteligence) e ganhou espaços de debate junto aos empresários, com o Mais RN em Ação, que trouxe as Salas de Situação.

 

Para o Observatório, foi criado um conjunto de dashboards com dados e indicadores, de diversas fontes – como emprego, desemprego, arrecadação pública, ICMS, PIB per capita do Município, PIB da Indústria, PIB dos Serviços, análise da evolução do emprego, evolução da indústria -, que se correlacionam e podem ser atualizados para dar um panorama geral e sistematizado sobre determinado cenário ou setor da economia.

 

Com o MAIS RN em Ação, a FIERN se tornou um centro de inteligência para a economia privada, com enfoque no empresário e suas demandas. Atualmente, o Mais RN trabalha junto às cadeias de geração de Energias, Têxtil e confecção, Infraestrutura, Parque tecnológico, Pesca, Pecuária, Mineração, Turismo e Fruticultura, entre outras.

A plataforma desenvolveu também o documento Agenda Propositiva para o Desenvolvimento do RN, entregue ao Governo do Estado em outubro de 2021, elencando pontos e ações que envolvem poucos recursos financeiros em termos de investimento público, mas são de fundamental importância para a economia potiguar.