MAIS RN e Secretaria Estadual de Tributação assinam acordo de cooperação técnica na terça (10)

9/05/2022   17h16

Na próxima terça-feira (10), o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales, recebe a Governadora do Estado, Fátima Bezerra, para a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre a FIERN, por meio do MAIS RN, e o Governo, por meio da Secretaria Estadual de Tributação (SET). O encontro, que acontece na Casa da Indústria, terá a presença dos dirigentes das casas do Sistema FIERN, da equipe do MAIS RN e de secretários estaduais.

O acordo visa possibilitar o intercâmbio de informações entre o MAIS RN e a SET, com intuito de aprofundar as possibilidades para realização de pesquisas conjuntas e no desempenho de políticas públicas para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

O MAIS RN

Lançado em 2014 como um observatório da indústria e um mapa de oportunidades de negócios, potenciais econômicos e ações prioritárias, em âmbito público e privado, o Mais RN inicialmente listava uma série de ações e metas para viabilizar, em 20 anos, um novo patamar de crescimento econômico do Rio Grande do Norte, sendo apresentado a gestores públicos.

Em 2020, o programa atingiu nova feição ao lançar a versão digital, o Mais RN 4.0 e, em meio a pandemia de Covid-19, lançar mão de recursos e plataformas digitais de Power BI (Business Inteligence) e ganhou espaços de debate junto aos empresários, com o Mais RN em Ação, que trouxe as Salas de Situação.

Para o Observatório, foi criado um conjunto de dashboards com dados e indicadores, de diversas fontes – como emprego, desemprego, arrecadação pública, ICMS, PIB per capita do Município, PIB da Indústria, PIB dos Serviços, análise da evolução do emprego, evolução da indústria -, que se correlacionam e podem ser atualizados para dar um panorama geral e sistematizado sobre determinado cenário ou setor da economia.

Com o MAIS RN em Ação, a FIERN se tornou um centro de inteligência para a economia privada, com enfoque no empresário e suas demandas. Atualmente, o Mais RN trabalha junto às cadeias de geração de Energias, Têxtil e confecção, Infraestrutura, Parque tecnológico, Pesca, Pecuária, Mineração, Turismo e Fruticultura, entre outras.

A plataforma desenvolveu também o documento Agenda Propositiva para o Desenvolvimento do RN, entregue ao Governo do Estado em outubro de 2021, elencando pontos e ações que envolvem poucos recursos financeiros em termos de investimento público, mas são de fundamental importância para a economia potiguar.

Atualmente, o MAIS RN atua como uma unidade de inteligência e pensamento estratégico, com ações voltadas para o desenvolvimento da economia e das políticas públicas do estado, em parceria com instituições de ensino e pesquisa, com o poder público e com empresas e organizações privadas.