MAIS RN lança o e-book “A tecnologia 5G no Brasil”

25/11/2021   17h46

Um dos temas mais importantes envolvendo tecnologia e desenvolvimento dos últimos meses é o “Leilão do 5G”: a maior licitação do setor de telecomunicações que já ocorreu no país, chegando a movimentar R$ 47,2 bilhões. Dada a importância do tema, o MAIS RN organizou um e-book com os principais pontos envolvendo o tema: o MAIS RN “A tecnologia 5G no Brasil”.

Clique e acesse Ebook MAIS RN Tecnologia 5G.

De forma geral, o 5G pode ser definida como a quinta geração de rede de internet móvel (atualmente o país utiliza a tecnologia 4G iniciada em 2010). “Esta nova etapa permitirá conexão de equipamentos e dispositivos, possibilitando o desenvolvimento de novos serviços e produtos; bem como possui maior alcance, velocidade até 100x maior que o 4G, processando informações com maior velocidade”, destaca o gerente do MAIS RN, Pedro Albuquerque.

Entre os principais benefícios do 5G estão o maior número de aparelhos conectados à internet (conexão e interconectividade) avançando na chamada “Internet das Coisas”; maior velocidade de conexão (facilitando os conteúdos por streaming) e impactando em economia de energia dos aparelhos; e maior velocidade na transferência de dados por segundo, diminuindo o tempo de downloads e uploads.

Para as empresas e indústrias, Pedro Albuquerque enumera os três maiores impactos. O primeiro, o desenvolvimento da automação, o que faz com que as empresas possam desfrutar de um fluxo de trabalho mais otimizado; seguido pelo Big Data, de forma que as empresas estarão melhor equipadas quando se trata de coletar, armazenar e analisar dados. E, por último, segundo Albuquerque, a melhor experiência em comunicação: A latência baixa significa pouco ou nenhum atraso, permitindo reação tempo real.

Até julho de 2021 espera-se que já se tenha implantado o 5G nas capitais e no Distrito Federal; até julho de 2025 nas cidades com mais de 500 mil habitantes; até julho de 2026 nas cidades com mais de 200 mil e, até julho de 2030, nas cidades com mais de 30 mil habitantes.

Veja o antes e a previsão com a tecnologia 5G:

Antes do 5G

Velocidade mais rápida: 200Mbps

Latência: de 20 a 30 milissegundos

Largura de Banda do Canal: 20MHz

Com a tecnologia 5G

Velocidade mais rápida: 1 Gbps

Latência: Inferior a 1 milissegundo

Largura de Banda do Canal: 500MHz

Todas essas e mais informações estão disponíveis no e-book do MAIS RN “A tecnologia 5G no Brasil”, acesse: Ebook MAIS RN Tecnologia 5G