MAIS RN lança painel sobre “Mercado da Aquicultura do RN”, no Observatório da Indústria

30/11/2021   13h17

A aquicultura do Rio Grande do Norte — com produtos como crustáceos e peixes em cativeiro — exportou, em 2021, US$ 351 mil dólares, com a venda no mercado externo de 13 mil toneladas.  Os números integram o mais recente painel do Observatório da Indústria do MAIS RN. Trata-se do “Mercado da Aquicultura no Rio Grande do Norte”.

O gerente do MAIS RN, Pedro Albuquerque, explica que a aquicultura e a pesca estão entre os temas mais importantes para a economia potiguar. Na pesca, se destaca a atividade ligada ao atum, como o maior potencial do país pelo volume do cardume que passa em proximidade a costa potiguar; na aquicultura, a carcinicultura já foi a maior variável do segmento, o Rio Grande do Norte, em seu auge nos anos de 2004 foi líder no Brasil, alcançou US$ 82,6 milhões e 21.178 toneladas. Segundo dados da ABCC a previsão para 2022 é de retomada a esses valores.

Em novembro, a Fenacam (Feira Nacional do Camarão), maior feira de carcinicultura do país, reuniu, entre os dias 16 e 19, em Natal, as maiores empresas e associações do setor. Na ocasião, o MAIS RN levantou dados e informações, além de ter aproveitado a ocasião para lançar o um novo painel voltado à aquicultura e apresentar ao presidente da Associação Brasileira de Criadores de Camarão, durante reunião.

“Foi uma reunião técnica muito positiva, pudemos expor toda a produção do MAIS RN e nosso interesse em aprofundar o tema dentro da Federação das Indústrias. Tivemos um diálogo importante, pois além de compreender os gargalos enfrentados no Rio Grande do Norte, que envolvem legislação, licenciamento ambiental, linhas de financiamento; também pudemos analisar o que Estados vizinhos, como o Ceará, têm feito para impulsionar a carcinicultura no modelo de cooperativas espalhadas por toda a costa do litoral”, disse Pedro Albuquerque.

Segundo ele, os próximos passos no contexto do MAIS RN é aprofundar a conversa com o sindicato da Pesca, que junto com a carcinicultura formam as ‘atividades do mar’. “É importante que se alinhem interesses e propostas para que, integrados, possamos avançar em uma agenda propositiva junto aos bancos e ao governo. O MAIS RN é o setor capaz de articular e organizar os diversos interesses envolvidos”, acrescentou.

Acesse o painel “Mercado da Aquicultura no Rio Grande do Norte” do MAIS RN, no Observatório da Indústria.