Marcelo Dantas – Um exemplo de profissionalismo, comprometimento e bondade no trabalho e na vida

5/08/2019   17h43

Altruísmo, dedicação e compromisso são características do entrevistado da semana para a série “Eu faço parte dessa história”. Marcelo Dantas, gerente do Espaço Empresarial da FIERN, por todos os setores que passa, deixa a marca do comprometimento com as pessoas e com o trabalho. Sempre envolvido com projetos sociais, ele realizou muitas ações dignas de admiração. Na Casa Indústria as pessoas falam dele como uma pessoa do bem, um homem iluminado, e exemplo profissional de bom coração.  Confira a entrevista:

Poderia falar um pouco da sua formação, e como foi seu caminho nos estudos?

Cursei o ensino fundamental no Colégio Marista e o ensino médio no Colégio Imaculada Conceição (CIC), cursei Tecnologia Têxtil pela UFRN, graduado também em Marketing pela Estácio de Sá, tenho uma pós-graduação em Responsabilidade Social Corporativa e Elaboração de Projetos Sociais, pela Faculdade Mauricio de Nassau.

Alguma lembrança marcante da época em que estudava?

Sempre tive uma queda pelo social, e desejava envolver meus colegas do Colégio Imaculada Conceição em atividades voluntárias e ações sociais, pouco realizadas à época. Consegui convencer Irmã Nazaré a promovermos um dia de voluntariado no Instituto Juvino Barreto, onde vários amigos puderam conhecer uma realidade que até então não conheciam.

Gostaria de falar um pouco sobre sua família?

Fui casado durante 13 anos e tive um filho, Leonardo, que hoje, com 31 anos, é advogado, já casado, e me dá muito orgulho pelos seus valores morais e pelo exemplo de honestidade e dignidade. Após oito meses da minha separação conheci Tainah, minha companheira, amiga e mãe dos meus dois filhos Cauã (15 anos) e Luara (7 anos), dois espíritos de luz que recebemos a incumbência de zelar e educar. Um fato interessante é que conheci Tainah dentro do Hospital Infantil Varela Santiago, onde nós realizávamos um trabalho voluntário de visitação às crianças do setor de oncologia. Educamos nossos filhos em um clima de respeito, harmonia e disciplina, convivendo com as crianças com câncer que eventualmente levamos para passar um dia em nossa casa, ou mesmo, na distribuição de sopa que participamos às quintas feiras.

Há quanto tempo está no Sistema FIERN?

Fui contratado em 19 de março de 2007.

Depois disso, como foi a evolução de sua carreira profissional?

Inicialmente assumi a antiga Coordenação de Projetos Especiais, onde gerenciávamos todos os programas e projetos sociais do SESI; depois fui nomeado Gerente da área de Responsabilidade do SESI, onde além dos projetos e programas sociais, também realizávamos consultoria em responsabilidade social; com a extinção dessa área em nível nacional, assumi a Gerência da Unidade CAT Natal, após fui convidado por Helder Maranhão, então Superintendente de Relações Institucionais da FIERN, para assumir a Gerência do Espaço Empresarial, função que desempenho até hoje.

Como se deu a sua mudança de função?

A primeira mudança se deu pela extinção da área que eu atuava, mas foi uma experiência muito rica de conhecimentos; a segunda foi pela necessidade de uma pessoa que tivesse um bom nível de articulação com as instituições públicas, coisa que eu adquiri durante a realização dos projetos sociais.

Lembra-se de alguma experiência desse trabalho que lhe marcou?

Tenho várias lembranças marcantes, mas uma, creio que seja bem interessante. Em 2005 eu fazia um trabalho voluntário no Grupo de Apoio à Criança com Câncer – GACC e iniciamos um projeto de disseminação de informações sobre o diagnóstico precoce do câncer infantil, que poderia ajudar na perspectiva de cura de várias crianças e pretendíamos participar do projeto Criança 2000 do SESI, pois sabíamos que as ações desse projeto tinham uma abrangência em todo o estado do RN. Conversamos com o Superintendente do SESI à época, que nos incluiu no projeto. Acontece que em 2007 quando assumi a coordenação dos projetos e programas sociais, um deles era justamente o Criança 2000, com isso, passei de voluntário à coordenador.

Como tem sido para você trabalhar no Sistema FIERN atualmente?

Muito gratificante, é um trabalho dinâmico e desafiador, sinto-me feliz em proporcionar a melhoria do meu estado, através da promoção e defesa de interesses das empresas industriais.

No seu trabalho como um todo, tem alguma coisa que sempre te emociona?

Sim. Sempre que realizo alguma ação específica para determinada empresa, sempre imagino os trabalhadores e seus familiares como maiores beneficiados. Isso me motiva sempre.

Para finalizar, o que gostaria de dizer aos seus colegas de trabalho sobre o Sistema FIERN?

O Sistema FIERN é uma instituição que, como qualquer outra, enfrenta as dificuldades e desafios pela atual mudança de cenário, porém, sempre foi fiel aos compromissos assumidos e zelou pelos interesses de todos. Agora mais do que nunca, precisamos unir forças para enfrentar a realidade atual, seguindo firmes no nosso propósito maior e buscando sempre a nossa sustentabilidade.

(Por Jô Lopes – jornalista)