Medicina do Trabalho no combate à pandemia da Covid-19 foi debatido na Semana da Indústria

27/05/2021   14h52

Estratégias para empresas enfrentarem os desafios impostos atual momento foram abordadas durante a webconferência “A Medicina do Trabalho nas organizações frente à pandemia da Covid-19”, nesta quinta-feira (27). O evento promovido pelo SESI-RN, integra a programação da Semana da Indústria e trouxe para o debate a médica Márcia Agosti, Manager da Divisão de Saúde na General Eletric – GE do Brasil, e a gerente Executiva de Saúde do SESI Nacional, Katyana Aragão Menescal.

“É um tema amplo e em constante atualização devido o momento que passamos e temos a honra de contar com palestrantes, como a dra. Márcia Agosti e Katyana Aragão, uma grande contribuição nesta Semana da Indústria”, disse o superintende regional do SESI-RN, Juliano Martins.

Márcia Agosti expôs os desafios para mudar a cultura organizacional da GE do Brasil para o enfrentamento da pandemia. E relatou dificuldades que vão desde encontrar os EPIs e informações alinhadas com os órgãos de saúde nos vários estados, devido à falta de coordenação por parte do sistema nacional de saúde, até a necessidade em estabelecer uma comunicação eficaz. “A empresa precisou contextualizar a comunicação ao meio social em que o trabalhador está inserido para que, dentro de sua realidade, ele pudesse reter a informação e praticar”, disse.

A crise sanitária, segundo a Manager da Divisão de Saúde da GE do Brasil, acelerou também a adoção de programas de saúde mental nas empresas, já preconizados no E-social, com a promoção de bem-estar, de prevenção de sofrimento psíquico, que devem se tornar permanentes.

Pesquisa realizada pela CNI com 200 gestores de indústrias de grande, médio e pequeno portes, mostra que 70% adotaram programas de saúde mental e que devem ser incorporados às políticas das empresas. Os dados foram apresentados pela gerente Executiva de Saúde do SESI, Katyana Aragão.

“A pandemia trouxe um novo modo de trabalho, com uso de equipamentos e procedimentos de segurança a seguir. A cultura de saúde se fortaleceu nas empresas com a pandemia. A indústria brasileira foi muito valente no combate ao coronavírus, adequando ambientes, testando colaboradores, fazendo as adaptações necessárias”, afirma. O SESI teve uma forte atuação na elaboração de protocolos de biossegurança contra a Covid-19, lançados em 2020 e atualizados este ano com medidas de rastreamento de casos.

A Semana da Indústria se encerra nesta sexta-feira, 28, às 19h, com a segunda edição da Live Solidária 2021, com transmissão pelo https://www.youtube.com/watch?v=SvAaokaSDT8