Medo de desemprego recua dois pontos, mas continua acima da média histórica

8/01/2018   14h32

O índice de medo do desemprego – na sondagem feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) – recuou dois pontos em dezembro de 2017, em comparação com setembro, e atingiu 65,7 pontos. Apesar da retração, o índice permanece 16,9 pontos acima da média histórica e se encontra entre os maiores valores da série.

 

Em comparação com dezembro de 2016, o índice de medo do desemprego apresentou alta de 0,9 ponto, indicando persistência da insegurança em relação à recuperação do mercado de trabalho, apesar dos sinais de recuperação da economia.

 

O índice de satisfação com a vida apresentou retração de 0,4 ponto em dezembro na comparação com setembro de 2017, atingindo 65,6 pontos. O índice permanece entre os valores mais baixos registrados na série histórica iniciada em 1996.

 

A série Medo do desemprego e Satisfação com a vida tem periodicidade trimestral e é elaborado pela CNI com base em pesquisa de opinião pública realizada pelo Ibope Inteligência.

 

A relevância desses indicadores reside no fato de que sua evolução ajuda a antecipar variações no ritmo de crescimento do consumo das famílias, bem como da atividade econômica como um todo.

 

O consumidor otimista tende a consumir mais. Quando ele está satisfeito com a vida e tem pouco medo de ser afetado pelo desemprego, tende a consumir mais, estimulando a atividade econômica.