MEI Tools: todas as possibilidades de incentivo à inovação para MPEs

10/10/2022   15h01

A empresa de fabricação de colchões Eco Premium conseguiu aprimorar seu processo de manufatura após consultoria do SENAI

O caminho percorrido da concepção de uma ideia inovadora até conseguir incentivo para colocar um projeto em prática muitas das vezes é árido e cercado de dúvidas. Para as micros e pequenas empresas (MPEs), responsáveis por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e 99% dos empreendimentos brasileiros, o cenário se torna ainda mais desafiador. Mas aquelas que querem inovar para crescer, basta um clique no MEI Tools para se ter acesso a todos os instrumentos disponíveis no país para as empresas inovarem.

 

O MEI Tools é a principal ferramenta de busca para a indústria brasileira, para empresas de todos os portes. Dos 181 instrumentos disponíveis, 88 podem ser usados por micros e pequenos empresários de todo país. E com um diferencial para lá de atrativo: 30 instrumentos não exigem investimento por parte das empresas que os acessa. Nele, é possível encontrar projetos de financiamento, consultorias e apoios, todos direcionados às organizações que querem tirar ideias inovadoras do papel.

 


“O MEI Tools busca oferecer soluções para a superação de desafios que marcam nosso ambiente de inovação, sendo um canal de informações atualizadas sobre os instrumentos de apoio nessa área, bem como uma iniciativa para articulação de acordos e novos arranjos entre as instituições parceiras”, explica a diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Gianna Sagazio.


 

A ferramenta é oferecida pela CNI, por meio da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), e possibilita pesquisas online, de maneira fácil, ágil e organizada, dos instrumentos públicos e privados que podem elevar projetos de inovação para outros patamares.

 

Há duas maneiras de consultar o conteúdo. Você pode acessar o material fazendo download da publicação. A outra forma é pela ferramenta de busca do site, com o uso de filtros. “A tendência é que a plataforma se digitalize cada vez mais. Você pode colocar as características do seu projeto e da empresa, assim você consegue a informação fácil, rápida”, afirma o coordenador do MEI Tools, Marcos Arcuri.

 

Um potencial em ascensão com desempenho de gigantes

No segundo trimestre de 2022, as pequenas indústrias apresentaram uma boa atuação e melhora da situação financeira. Dados da última edição do Panorama da Pequena Indústria, da CNI, divulgado em agosto, mostram que o Índice de Desempenho registrou a melhor marca para o segundo trimestre em 11 anos. O desempenho médio do trimestre em 2022 foi de 47,4 pontos, resultado também acima do primeiro trimestre de 2022 (45,5 pontos) e acima da média do segundo trimestre de 2021 (46,5 pontos).

 

As MPEs também atingiram a marca de 72% dos empregos gerados no país somente no primeiro semestre de 2022, de acordo com levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

 

Com mais de 100 funcionários e 15 anos de experiência no mercado, a Eco Premium Colchões, fábrica de Vila Velha (ES), utilizou uma das possibilidades destacadas no MEI Tools, o programa Brasil Mais. A empresa familiar iniciou consultoria no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que foi a porta de entrada para aprimorar o processo de manufatura enxuta na escala de produção. Entre as melhorias elencadas pela diretora Institucional e Financeira, Glenda Amaral, estão o engajamento com os colabores, a redução no tempo de produção e ajustes na finalização dos produtos.

 

A Eco Premium Colchões participou do programa Brasil Mais, do MEI Tools

 

“Não só os diretores da empresa foram envolvidos na consultoria, mas toda a equipe de produção. E isso foi um diferencial enorme. Hoje, o tempo de fabricação de um colchão é de mais ou menos 1h. Isso quer dizer que o processo evoluiu muito, cerca de 30% a 50% na melhoria de tempo de produção”, destaca a empreendedora capixaba.

 


Acesso à informação é a chave para inovar

Os principais desafios para micro e pequenas empresas se manterem no mercado estão associados à falta de planejamento e pouca capacitação em gestão, ao excesso de burocracia para a obtenção de crédito e à alta carga tributária. E como resolver tantos entraves? Ter acesso a conhecimento é o primeiro passo.

 

A intenção do MEI Tools é justamente facilitar o acesso às informações sobre esses instrumentos e ajudar quem quer inovar, independente do porte.

 


“Inovar não é uma missão simples. Mas não é, tampouco, algo que só grandes empresas consigam fazer. As médias e pequenas também têm potencial para inovar, e, sabendo disso, muitas instituições oferecem instrumentos de apoio à inovação para essas empresas. Com esse trabalho queremos contribuir para tornar o Brasil mais inovador e competitivo”, ressalta Gianna.


 

Em uma livre referência ao clássico de Clarice Lispector, A hora da estrela da empreendedora Eloisa Helena Orlandi ocorreu quando ela conheceu a farinha de alfarroba, em sua passagem pelo Canadá. A fundadora da Carob House, localizada em Campina Grande do Sul (PR), buscou conhecimento sobre as possibilidades da alfarroba e trouxe para o Brasil a vagem nativa do Mediterrâneo ao criar receitas para consumidores com ou sem restrições alimentares. Com a ideia inovadora se tornou a primeira e única empresa nacional que detém a tecnologia no desenvolvimento de produtos com a matéria-prima natural em substituição ao cacau, conquistando as patentes das formulações.

 

A fundadora da Carob House, Eloisa Helena Orlandi, recebe acompanhamento do SESI para questões regulatórias e de SST
A empresa recebe, desde a sua criação, acompanhamento do Serviço Social da Indústria (SESI), para questões regulatórias e de saúde e segurança do trabalho (SST). E, a partir de 2014, o SENAI oferece à empresa consultoria para aprimoramento de manufatura enxuta.

“Senti muita melhora até na hora de buscar profissionais no mercado. Algumas áreas com melhorias de até 80% no processo de produção, e com bons resultados que continuam até os dias de hoje. Ganhamos quando deixamos de perder”, avalia Eloisa Helena.

 


Inovação para ultrapassar obstáculos

A gerente de qualidade da Kapazi, Cidia Alves Quevedo, se reinventou na pandemia com a ajuda do SESI e conseguiu aumentar seu faturamento
A história da Kapazi sempre foi ligada à inovação, desde 1978, quando iniciou impermeabilização de estofados e tapetes. Atualmente, com mais de 40 anos de atuação, a empresa é considerada líder no mercado nacional em tapetes, capachos e pisos poliméricos. Na pandemia, a empresa não sentiu impactos no rendimento ao criar um tapete sanitizante. O produto foi responsável por um aumento de mais 30% do faturamento em 2020. E foi em período pandêmico que foi iniciada a consultoria que rendeu à Kapazi ganhos de produtividade e de SST.

“Andamos na contramão da pandemia justamente por ser uma empresa inovadora. E melhorar a manufatura enxuta trouxe mudanças substanciais nas questões de segurança, de ergonomia e até mesmo para questões mais estruturais, que geram resultado direto para a companhia”, avalia Cidia Alves Quevedo, gerente de qualidade da Kapazi.

 

MEI Tools: todas as possibilidades de incentivo à inovação para MPEs

Como conseguir empréstimo para micro e pequena empresa?

Há muitas linhas de financiamento a disposição das micro e pequenas empresas. A CNI conta com os Núcleos de Acesso ao Crédito (NAC) presentes em 24 estados. O NAC é um serviço de apoio às micro, pequenas e médias empresas industriais, prestado pelas Federações Estaduais de Indústrias e coordenado pela CNI.

 

Os núcleos têm profissionais treinados e aptos a orientar as empresas no acesso aos recursos, com o objetivo de viabilizar investimentos e a operação do setor industrial, contribuindo para a modernização, o aumento da competitividade e a ampliação da capacidade produtiva. Em caso de dúvidas ou maiores informações, procure o NAC mais perto da sua empresa.