”Método avançado e novas tecnologias são diferenciais da SESI Escola RN”, diz gerente do SESI

7/01/2022   10h31

 

A SESI Escola no Rio Grande do Norte se destaca por aplicar método e tecnologias que são diferenciais no segmento no estado. A gerente executiva e diretora escolar Karenine Medina detalha, na entrevista abaixo, as ferramentas utilizadas e conquistas, além de fazer um balanço das ações da SESI Escola do RN ao longo de 2021. Confira.

 

A SESI Escola é referência no uso de tecnologias educacionais no RN no processo de ensino-aprendizagem. O método de ensino é diferenciado? Que outras tecnologias você pode destacar?

A rede de escolas do SESI possui programa de robótica educacional com material didático e metodologia própria de ensino, o Conecta educação tecnológica. Desenvolvemos com nossos alunos, desde o Ensino Fundamental, modelagem computacional em 3D e prototipagem de circuitos elétricos e eletrônica na plataforma Tinkercad. Método avançado e novas tecnologias são diferenciais da SESI Escola no Rio Grande do Norte.

 

As unidades SGA e Mossoró equiparam com lousas digitais interativas as salas de aulas. Como o uso do equipamento interfere no rendimento dos alunos e no trabalho dos professores?

A lousa interativa digital, disponíveis nas unidades de São Gonçalo do Amarante e Mossoró, despertam o interesse do aluno em participar ativamente das aulas. Um grande exemplo é a utilização efetiva de simuladores de aprendizagem virtual em 3D. Contribuindo para que o momento fique atrativo e interativo.

 

A unidade dispõe ainda de biblioteca com impressora 3D e uma arena para robótica. De que forma essa estrutura beneficia o aprendizado dos estudantes e a participação em torneios?

Nossos espaços possuem estrutura moderna de última geração, o que possibilita que os estudantes desenvolvam projetos inovadores na área da tecnologia.

 

Em 2021, o SESI foi escolhido para ser polo regional de formação do PED Brasil. O que isso significa e qual a importância para a rede SESI de ensino e seus professores?

O Programa de Especialização Docente – PED Brasil, que é a primeira grande ação do Centro Nacional de Formação de Profissionais da Educação SESI. O PED destina-se aos professores da educação básica e adota como ponto de partida os princípios do Stanford Teacher Education Program – STEP, reconhecido programa de formação de professores da Escola de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Stanford.

 

Como irá funcionar esse polo de formação PED?

Ao participar do Programa de Pós-graduação do SESI, a metodologia STEP será transferida para os departamentos regionais, de forma a possibilitar a oferta da pós-graduação PED, por meio do Polo de Formação Regional, para dentro de sua rede e também para fora, como novo modelo de negócio. Importante ressaltar que o Polo de Formação Regional será a escola escolhida e estruturada para tanto, devendo funcionar a partir de 2023, o que beneficiará todo corpo docente da Rede SESI, assim como todo o ecossistema educacional da região que será beneficiado por essa ação.

 

A SESI Escola foi destaque em várias olimpíadas e competições de conhecimento nacionais e também internacionais, em 2021. A participação em torneios é uma prática estimulada pela rede SESI Escola? Por que?

Sim, a SESI Escola estimula os estudantes a participarem de olimpíadas científicas e escolares. Dessa forma, os alunos têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades e a possibilidade de se destacar em feiras e competições de nível nacional e internacional.

 

Como vocês recebem esses resultados nas competições?

É sempre motivo de comemoração quando as medalhas começam a chegar. Resultado de muito empenho, dedicação e aprendizado. Vê o nome da SESI Escola em lugares altos é o nosso principal objetivo.

 

Como tem sido a experiência com o Novo Ensino Médio?

Somos pioneiros no RN com o Novo Ensino Médio que foi um grande desafio, repleto de aprendizado e do fazer acontecer. Trabalhamos para ser referência no Estado e em 2021 entregamos os primeiros concluintes do segmento para o Rio Grande do Norte.

 



Jô Lopes - repórter - Unicom FIERN

Edição: Sara Vasconcelos - Chefe de Redação Unicom FIERN