SESI e SENAI contam com apoio logístico do Ministério da Defesa para combate à covid-19

7/04/2020   10h48

A partir de hoje, no âmbito da operação Covid-19, o Ministério da Defesa em coordenação com as Forças Armadas passa a apoiar as ações do SESI e do SENAI no combate à pandemia.  A iniciativa foi determinada pelo Ministro da Defesa, General Fernando Azevedo, na última quinta-feira, por ocasião da videoconferência convocada pelos Ministérios da Defesa e da Saúde com a Base Industrial de Defesa – BID. Participaram o vice-presidente da CNI e presidente do CONDEFESA, Glauco Côrte, as associações setoriais e os COMDEFESAS dos estados. A sugestão de apoio logístico partiu do nosso colega Leone Peter, que representava o CONDEFESA da FIEB.

O foco principal será o transporte rápido dos ventiladores que serão consertados pelos parceiros do programa +Manutenção. Os aviões da Força Aérea Brasileira irão recolher os ventiladores quebrados no local de origem e transportá-los até um dos pontos de manutenção bem como transportá-los de volta ao local de origem.

Cabe destacar que, aproveitando os voos programados para o transporte dos ventiladores, eventualmente, poderemos contar também com o apoio para transporte de materiais e pessoas que estejam estritamente enquadrados nos esforços nacionais de combate à Covid-19, como está ocorrendo agora no transporte de vacinas para Tocantins e Amapá.

Nesse sentido, pedimos que os Departamentos Regionais do SESI e do SENAI que tenham interesse, contatem o Marcelo Prim, gerente executivo de tecnologia e inovação do SENAI/DN, que será o nosso interlocutor e facilitador junto ao Ministério da Defesa, para providenciar todas as demandas de apoio logístico. (marcelo.prim@senaicni.com.br)

PRODUTOS AO ALCANCE DE TODOS

Com o objetivo de fortalecer as ações do governo federal na Operação COVID-19, o Ministério da Defesa (MD) está cadastrando as empresas que atuam no setor de Defesa. A meta na ação denominada “COVID-19, Produtos ao Alcance de Todos” é identificar as empresas que podem fornecer equipamentos para auxiliar no combate ao vírus.

Em paralelo, o Ministério está disponibilizando as informações sobre as empresas para órgãos públicos. A lista, com os nomes das empresas, locais onde atuam e os equipamentos que podem fornecer, será enviada ao Ministério da Saúde, às Forças Armadas, ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).

O cadastro de empresas é feito acessando o link: https://pesquisa.defesa.gov.br/index.php/599995?lang=pt-BR. Em caso de dúvidas, enviar e-mail para deprod@defesa.gov.br ou ligar para o telefone (61) 3312-4252.