Missão à Alemanha visita empresas que estão integradas a programas avançados de formação profissional

14/11/2019   11h24

No terceiro dia da missão de empresários, gestores e técnicos do SENAI-RN e SEBRAE à Alemanha, o diretor do Instituto SENAI de Energias Renováveis e do CTGÁS-ER, Rodrigo Mello, que integra a delação, destacou a oportunidade que o grupo tem de observar os métodos de certificação qualificação de profissionais adotado no país europeu. “Essa experiência é extremamente relevante, porque os alemães têm nos apresentado a forma como desenvolvem a participação efetiva das empresas no ambiente de formação profissional. Isso é algo merece registro e análise atenta”, disse Rodrigo Mello.

Ele observou que as empresas da Alemanha, na área de energia renovável, têm investido de 19 a 30 mil euros em cada aprendiz. “Isso não é o valor total aplicado na formação destes futuros profissionais, porque os governos federal e estadual também destinam um outro valor, além das administrações municipais que investem em laboratórios”, relata. Isso forma um sistema comprometido com a formação de pessoas para desenvolvimento do negócio e toda a cadeia produtiva. Rodrigo Mello destaca que isso tem resultado em alta qualificação que implica também em elevada empregabilidade e produtividade.

Gerente de desenvolvimento setorial do SEBRAE/RN, Lorena Roosevelt, também elogia a experiência que os integrantes da missão têm nas visitas, seminário e reuniões, nesta semana, na Alemanha. “A missão está sendo muito proveitosa para compreender não só a forma como as empresas e instituições de apoio interagem para fomentar inovação, tecnologia e empregos, mas para compreender o modelo de desenvolvimento alemão, onde, a despeito do alto grau de desenvolvimento tecnológico apresenta gaps no que tange à recursos naturais indispensáveis para geração de energia. Percebe-se que há investimento em planejamento, processos, tecnologias, mas , acima de tudo, no capital humano””, observou.

Supervisora Pedagógica do SENAI/CTGAS-ER, Marcela Duarte destaca a oportunidade de conhecer as tecnologias avançadas e didáticas aplicadas no modelo de certificação alemã. “Este processo traz uma reflexão a educação profissional, investindo na educação de qualidade ao jovem aprendiz, gerando mão de obra qualificada e retorno à economia. A experiência in loco, o relato de experiências dos aprendizes, faz com que seja feito um link aos processos de nossa unidade de educação profissional , aprimorando nossos sistemas, alinhando as tecnologias vistas”, disse.

Com a participação do presidente da Comissão Temática de Energias Renováveis (COERE) da FIERN, Sérgio Freire, do diretor regional do SENAI-RN, Emerson Batista, e do diretor do ISI-ER e do CTGAS-ER, Rodrigo Diniz de Mello, na delegação, a missão tem uma agenda que começou na segunda-feira (11), período no qual vai visitar projetos na área de energia e ampliar as parcerias com instituições alemãs.

Também integram a delegação a gerente da Unidade de Desenvolvimento da Indústria do SEBRAE, Lorena Roosevelt de Lima Alves; o diretor técnico da CASE Consultoria, Felipe Miranda; o diretor da Dois A Engenharia e Tecnologia LTDA, Felipe Vieira de Castro; Talles Silvano Rêgo Lima, sócio da TALDI Engenharia e o membro do Conselho Deliberativo e diretor da empresa New Energy Brasil, Paulo Morais; a supervisora pedagógica SENAI/RN, Marcela Duarte; e a instrutora de formação profissional do SENAI-RN, Jeane Ribeiro.

Na quarta-feira, o grupo visitou as instalações da Westenetz e da Elektor-Benzmüller/Saarburg. A programação da missão continua até o sábado (16).