Moda e empreendedorismo serão tema de palestras da Semana da Indústria no SENAI Clóvis Motta

20/05/2022   16h11

 

A tarde da quinta-feira (26) na Semana da Indústria terá uma programação de palestras sobre empreendedorismo e moda, no SENAI Clóvis Motta. Às 15h, o empresário Júnior Cabuloso vai falar sobre “Como um jovem de 16 anos criou uma marca internacional”, contando a própria experiência com a Cabuloso Clothing. Em seguida, a designer de moda Jéssica Cerejeira, instrutora do SENAI Lab Moda, profere palestra sobre os serviços de consultoria.

 

José Dantas, o Júnior Cabuloso, começou a produzir conteúdo no Instagram e no YouTube para mostrar a mudança que fez em seu estilo de vida. “Perdi 35kg em 5 meses com dieta e treinos como forma de melhorar minha autoestima, de mostrar que eu sou capaz e mudar totalmente minha vida”, conta. O ano era 2014 quando a audiência de Júnior pediu por algo que representasse aquele estilo de vida além dos conteúdos. “Foi assim que eu criei o ‘Modo Cabuloso’. Comecei vendendo dez camisetas regatas em dois dias e o público gostou”, explica.

 

Focada no estilo fitness, a marca foi exposta em eventos do nicho e competições esportivas e de fisiculturismo. “Nesses eventos e campeonatos, conheci muitas pessoas influentes do meio”, afirma Júnior. “Tive a oportunidade de conhecer um atleta que foi para os Estados Unidos e levou a marca, mostrou para estrangeiros e brasileiros que moravam no país e expandiu os negócios por lá”, acrescenta.

 

Com auxílio da internet, a marca atravessou ainda mais fronteiras. Júnior conta que participou de eventos sobre empreendedorismo e negócios realizados pelo Sistema S e conseguiu a oportunidade de vender na Bolívia e no Chile. Em seguida, também graças ao comércio eletrônico, expandiu as vendas na América do Norte, dessa vez para o México.

 

O crescimento da marca atravessou o Oceano Atlântico quando Júnior morou na Europa durante um ano. “Passei um tempo na Espanha e outro em Portugal. Aproveitei para expandir a marca lá, também”, conta. O período no Velho Continente proporcionou uma nova mentalidade a Júnior, que rebatizou a marca para Cabuloso Clothing e a reposicionou no mercado, pensando na expansão internacional. “Quando voltei para o Brasil, vim com minha mente voltada para a moda. Comecei a aplicar o que era tendência na Europa, produzindo uma linha de streetwear”, aponta.

 

Atualmente, aos 25 anos, Júnior comanda a Cabuloso Clothing, que está presente em oito países e com operações focadas no e-commerce. Ele revela que planeja expandir massivamente a presença da empresa na região Nordeste através do marketing de influência, trabalhando junto a produtores de conteúdo que, como ele começou a fazer na adolescência, mostram o dia a dia e falam sobre estilo de vida.

 

Na palestra do dia 26, além de aprofundar-se na própria história, ele pretende passar a mensagem de que a resiliência é a solução para as adversidades. “A chave para adaptar uma situação adversa é uma mentalidade resiliente, vencedora. Quando temos isso, somado à fé em Deus, podemos passar por qualquer dificuldade”, destaca.

 

SENAI oferece consultorias em moda

 

Logo após a palestra de Júnior, a coordenadora do setor de moda do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Lab Moda) e estilista, Jéssica Cerejeira, vai apresentar os serviços nos setores de vestuário, confecção e têxtil que o SENAI oferece para empresas e designers de moda. Na apresentação, Jéssica também vai mostrar casos de sucesso de marcas que já passaram pelo SENAI-RN.

 

 

 

Graduada em Artes Visuais pela UFRN, Especialista em Design de Produto de Moda e mestranda em Artes, ela foi aluna nos cursos de Técnico em Vestuário e de Estilista de Confecção do Vestuário do SENAI-RN. Atualmente, além de coordenar o SENAI Lab Moda, ela ministra cursos de aperfeiçoamento e disciplinas no curso de Estilo do SENAI. “Por esse curso já passaram vários profissionais que atuam hoje no mercado de Moda local”, destaca.

 

“Esperamos receber ex-alunos que desejam dar o ponta pé inicial no projeto da sua marca e aqueles que já possuem uma marca, mas querem conhecer os serviços que oferecemos”, conclui Jéssica.

 

Programação – Dia 26/05 (Quinta-feira), no SENAI Clóvis Motta

 

15h -Palestra: Como um jovem de 16 anos criou uma marca internacional, com Júnior Cabuloso – CEO da Marca de Moda Cabuloso Clothing e Especialista em Branding para Marcas;

15h50 – Palestra: Apresentação dos Serviços de Consultoria, com Jéssica Cerejeira.

 

Observação: Na oportunidade, após as palestras, haverá visita guiada na unidade e rodada de negócios.