‘Momento é agora’, diz presidente da FIERN no Seminário sobre revisão do Plano Diretor de Natal

13/12/2021   13h22

Amaro Sales, presidente do Sistema FIERN. Foto: Alex Régis/TN

A aprovação do projeto de revisão do Plano Diretor é inadiável porque a cidade precisa desta atualização para atrair investimento e garantir um desenvolvimento sustentável. Esse foi o tom dos pronunciamentos na abertura do Seminário “Novo Plano Diretor — Como Natal Pensa”, na manhã desta segunda-feira (13), no auditório da Casa da Indústria, sede da FIERN. A votação do projeto, que está em tramitação na Câmara Municipal, pelos vereadores em plenário está prevista para o dia 23 de dezembro.

“Está tudo pronto, com uma discussão amadurecida. Esse seminário complementa os debates, inclusive com a apresentação da pesquisa que destaca a opinião popular. O momento é agora”, destacou o presidente da Federação das Indústrias do RN, Amaro Sales de Araújo, ao abrir o evento.

Ele lembrou que a FIERN sempre acompanhou a discussão sobre o Plano Diretor e o projeto que está em tramitação na Câmara teve a participação da entidade, principalmente por intermédio do Sindicato das Indústrias da Construção Civil (SINDUSCON-RN) e da Comissão Temática do Meio Ambiente (COEMA). “É um tema do qual a FIERN não poderia se afastar. Fizemos uma pesquisa para ouvir o povo também e vai complementar a discussão que está na Câmara”, acrescentou.

Ele disse que a revisão permitirá o desenvolvimento sustentável da cidade. “Temos que habitar Natal de forma sustentável, otimizada, com infraestrutura disponível. Precisamos preservar o meio ambiente, sem atrasar o desenvolvimento da cidade”, acrescentou Amaro Sales, na abertura do Seminário.

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, disse que as limitações impostas pelo atual Plano Diretor de Natal (PDN) para a verticalização nos principais corretores da cidade e adjacências implicaram na cidade perder 300 mil habitantes. “Foi a partir das restrições que as pessoas se sentiram expulsas. Os principais corredores, onde há o transporte coletivo, o saneamento, a segurança, o emprego, os colégios, os postos de saúde, os hospitais, ficaram impedidos [de ter construções verticalizadas]”, apontou o prefeito. Ele reforçou que isso teve como consequência o despovoamento e o desestímulo ao crescimento econômico de bairros como a Ribeira.

Álvaro Dias, prefeito de Natal. Foto: Alex Régis/TN

Álvaro Dias afirmou que isso se agravou com a demora para atualização do Plano, que deveria ser revisado, como estava previsto ao ser aprovado, em até dez anos. “Está caduca [a revisão]. Foi um erro grotesco [impedir a verticalização dos principais corredores e da orla]”, ressaltou o prefeito.

O prefeito informou que a atualização inclui o fim das restrições na Zona Norte de Natal. “Na zona Norte como em toda a cidade há restrições que devem ser removidas. Toda a cidade está contemplada e espero [a revisão do PDN] que seja rapidamente apreciado”, comentou.

O Seminário teve a participação também do presidente da Comissão Especial que acompanha a tramitação do Plano Diretor no Legislativo Municipal, vereador Aldo Clemente; do presidente do SINDUSCON-RN, Sílvio Bezerra; do diretor da FIERN e presidente da COEMA, Roberto Serquiz; do secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita; da presidente do CREA, Ana Adalgisa; do secretário estadual de Infraestrutura, Gustavo Coelho; do presidente da FETRONOR, Eudo Laranjeiras; vereadores, diretores e gestores FIERN