Mostra SENAI destaca projetos que propiciam “Arquitetura para Todos”

25/10/2018   14h57

No terceiro ano consecutivo, a técnica em Edificações Erica Patrícia colabora para a instalação dos ambientes da Mostra SENAI de Arquitetura, que está aberta para visitação pública, no Centro de Educação e Tecnologia Flávio José Cavalcanti de Azevedo até o dia 8 de novembro. Erica, João Victor e Kadu Lucas aplicaram os conhecimentos que acumularam nos cursos do SENAI na Mostra aberta, oficialmente, na manhã deste quinta-feira (25).

 

“Aplicamos o que aprendemos, assimilamos novas experiência e temos uma interação com os arquitetos e demais participantes”, afirma Erica Patrícia. Essa integração dos alunos e recém-formados nos cursos técnicos ocorre, principalmente, com os jovens profissionais de Arquitetura que expõem seus trabalhados na Mostra.

 

O diretor regional do SENAI-RN, Emerson Batista, destaca que essa possibilidade de integração como um dos principais resultados da programação, garantir mais uma chance de qualificação para os alunos. Diretora do Centro Flávio Azevedo, Glória Navarro também destaca a participação dos técnicos que nas atividades da exposição.

 

A exposição tem como tema “Arquitetura para todos”, com foco na concepção e montagem de ambientes a partir de materiais sustentáveis e reutilizados. Os arquitetos que projetaram a varanda, a sala, os quartos, a cozinha, o banheiro e o escritório que estão em exposição destacam também que se preocuparam em pensar cômodos funcionais, agradáveis e de baixo custo.

 

Os ambiente residenciais, na III Mostra de Arquitetura do SENAI, foram planejados e executados com a participação de 30 profissionais recém-formados, divididos em grupos de três a cinco arquitetos, que contaram com o suporte, apoio e colaboração dos alunos do SENAI-RN. Esses profissionais destacam que os ambientes montados unem sustentabilidade, beleza e funcionalidade.

 

Para Patrícia Luz, vice-presidente do Conselho de Arquitetos e Urbanismo, instituição parceira na realização da Mostra, afirma que essas características tornam a exposição um evento único no país. Para Luciano Barros, presidente do CAU-RN a chance dada aos arquitetos recém-formados é um dos principais aspectos da exposição.

 

 

 

Ambientes da III Mostra SENAI de Arquitetura

 

“Aconchego Cosmopolita”
Integrantes: Yanni Camila, Luciana França e Carolini Macedo
Equipe tomou como referência os imóveis nova-iorquinos, com elementos industriais, como o concreto, o tijolinho aparente e a madeira. Elementos que remetem aos lofts americanos localizados no bairro do Brooklyn, com adaptações locais e elementos acessíveis.

 

Banheiro – Retro Industrial
Integrantes: Arthur Araújo, Ayrton Almeida, Felipe Sena e Micaela Soares
O tema adotado pela equipe faz referências à cidade de Nova Iorque, em meados do século XX, onde galpões antigos eram reformas e adaptados para uma nova moradia. Com o tema industrial foram usados matérias rústicos e arquitetônicos aparentes, como tijolos, canos, viga, mental concreto, revestimentos de cimento queimado e a reutilização de tantos outros tipos de matérias. O Banheiro idealizado foi criado a partir de uma proposta acessível e criativa.

 

Cozinha – Receita Alternativa
Integrantes: Loïc Cochand, Roberta Simonetti, Natalia Navarro e Ingrid Aguiar
Inspirada em ambientes com design moderno e soluções alternativas, a cozinha traz peças desenvolvidas com materiais reaproveitados, buscando o design sustentável e acessível. O tom sóbrio do cimento queimado unido ao aconchego da madeira e ao contraste de cor nas paredes e adornos torna o ambiente totalmente acolhedor e de muita personalidade.

 

Hall – Percurso Curioso
Integrantes: Clara Luana De Medeiros Silva, Maria Clara Spencer Sobreira Batista e Raianny Wimberly Maranhão da Costa
Descrição: Em um novo olhar para espaços de circulação, o ambiente Percurso Curioso exprime função e contemplação, através do uso de cores, iluminação cênica e mobiliário prático, convidando o visitante a permanecer no Hall. O ambiente foi criado a partir da ressignificação de materiais de baixo custo e de naturezas distintas ao mundo da decoração como alternativa acessível à execução.

 

Quarto do Bebê de Mainha e Varanda do sossego
Integrantes: Ana Carolina de Lima Barbalho Freire, Bárbara Rodrigues Marinho, Carla Elizabeth Godeiro de Araújo e Gabriela de França Barros Campos.
O Quarto de Bebê e a Varanda trazem como conceito e inspiração o resgate ao regionalismo, retomando elementos da cultura local. No quarto de bebê, a parede que toma como referência a xilogravura, remete à literatura de cordel. O uso de madeira em tons mais claros traz tranquilidade ao ambiente, junto à cor menta. Na varanda, para firmar o conceito de sustentabilidade, há vegetação associada a elementos de baixo custo, como pallets e macramê. Em seu piso, optamos pelo tradicional desenho utilizado em cobogós, grades e azulejos hidráulicos. Além disso, para iluminar o ambiente de entrada utilizamos um varal de luzes, um charme essencial à varanda.

 

Quarto do Filho – Refúgio Urbano
Integrantes: Iasmim Maria Soares dos Santos, José Eugênio Silva de Morais Júnior, José Kennedy Batalha Ferreira e Natália Silva
O quarto do filho, chamado de Refúgio Urbano, busca utilizar materiais da construção civil de forma inusitada, atribuindo a eles novos usos e possibilidades. Foram priorizados elementos de baixo custo, facilmente encontrados no mercado e de execução prática. O resultado é uma combinação de materiais rústicos e modernos, antigos e contemporâneos, que resultam em um ambiente aconchegante e ao mesmo tempo autêntico.

 

Escritório – Espaço Ideias Penduradas
Integrantes: Renan Corlett Silva, Larissa Arruda de Oliveira, Wilivan Pereira da Silva, Letícia de Medeiros Rebouças e Lídia Tayane Dério de França
Os materiais utilizados nesse ambiente são acessíveis e de baixo custo, como papelão, cordas e barbantes. A ideia é utilizar e dar novo uso para objetos disponíveis em casa.

 

Quarto Casal – Espaço nós: industrial Urbano
Integrantes: Angelina Pereira Cavalcante, Camila Alverga de Araújo Duarte e Adriane Rayana de Lima Barbosa
O quarto tem um conceito minimalista industrial. Dentre os materiais utilizados, estão: o metalon, o vidro, madeira e concreto. Alguns detalhes ficarão com o toque de cor para dar vida ao ambiente.