Mundo SENAI desperta para o conhecimento, inovação e formação profissional

8/11/2018   16h08

 

 

Mais de mil visitantes devem passar nesta quinta-feira, 08, pelo Centro de Educação e Tecnologia Flávio José Cavalcanti de Azevedo, na Zona Norte, onde vão conhecer os cursos, consultorias, pesquisas aplicadas e demais serviços com os quais o SENAI-RN forma e capacita profissionais, além de contribuir para que a indústria tenha as condições de se tornar cada vez mais competitiva e inovadora.

 

Ao longo do dia, os visitantes percorrem as instalações, fazem minicursos e oficinas e observam as exposições de equipamentos e laboratórios e assistem a palestras. Trata-se da programação do Mundo SENAI, que abre as portas da instituição para que o público acesse às atividades que são desenvolvidas pela instituição.

 

 

“O Mundo SENAI é um dia especial. Nos diversos Estados, entre os quais o Rio Grande do Norte, temos uma programação dos Departamentos Nacional e Regionais que destacam nossas unidades e os serviços disponíveis, com as portas abertas a um mundo de conhecimento sobre o que desenvolvemos no Sistema Indústria e, em especial, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial”, afirma Emerson da Cunha Batista, diretor regional do SENAI-RN.

 

Além das oficinas e minicursos, destaca Emerson, os técnicos e assessores do SENAI também estão no local para o diálogo sobre possíveis consultorias às empresas. “Oferecemos ainda uma mostra de nossas unidades móveis, que consolidam toda a capacidade que asseguramos de articulação e capilaridade das nossas ações e programas”, acrescentou.

 

 

Ao logo do dia, o público formado principalmente por jovens estudantes e empresários — entram em contato com soluções que o SENAI oferece para a indústria e as oportunidades de aprendizado em educação profissional. “Ou seja, é um convite para que a sociedade visite a unidade e conheça as instalações, os cursos, os equipamentos que atendem demandas industriais e conversem com professores e técnicos para um pleno entendimento do Sistema SENAI, que tanto contribui para o desenvolvimento econômico do país e do Estado”, acrescentou Emerson Batista.

 

A programação começou com a abertura oficial às 8h30, quando Emerson Batista fez uma apresentação sobre a atuação do SENAI no Rio grande do Norte. Logo depois, iniciaram as vistas e oficinas.

 

 

No Centro de Educação e Tecnologia os participantes foram à sala de aula 3D e observaram demonstração de equipamentos de segurança do trabalho, simuladores, máquinas, unidades móveis de Automação e Eletricidade; além de assistirem a palestras sobre segurança alimentar, a competição do Grand Prix SENAI de Inovação e o simulado de Soldagem para a WORLDSKILLS – KAZAN.

 

Os visitantes também os minicursos de Reparos Elétricos, Hidráulicos, Alvenaria, Tecnologia da Energia Solar, Fundamentos do Biogás, Indústria 4.0, Customização de Roupas, Bordado Minimalista, Patchwok (confecção com retalhos) e produção de biscoitos. Também foram atraídos para a exposição de robótica.

 

 

“Muito legal, anda não tinha tido contato com robótica e agora, que vi como é, fiquei muito interessado”, disse Lucas Iago, aluno do 2ª Ano da Escola Estadual Padre José Maria Briezinger. Iago dedicou a manhã de hoje ao Mundo SENAI. “Nestas visitas, muitos despertam o interesse pelo conhecimento e áreas às quais não tinham sido apresentado”, afirma o professor Raoni Anjos, que dá aula de Química e Robótica e, nesta quinta-feira, coordenava a mostra em um das salas do CET.

 

 

 

Para Nadja Teciane, aluna do curso de Edificações do Centro de Educação e Tecnologia Clóvis Motta, o Mundo SENAI desperta para treinamentos as quais até então ela não tinha se dedicado. “Hoje aprendi algo que para mim é novo e que poderei aplicar ao longo da vida”, disse sobre o curro de Patchwork, que é o reaproveitamento de retalhos para produzir peças de uso doméstico e roupas.