Na abertura de Fórum Ibero-americano, presidente da FIERN defende fundo garantidor para ampliar acesso ao crédito às microempresas

25/10/2021   15h56

Ao abrir o Fórum Ibero-americano de Micro e Pequenas Empresas, a partir da sede da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), em Brasília, o presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, defendeu o fortalecimento de fundos garantidores de crédito para ampliar o acesso de financiamentos voltados aos empreendimentos de menor porte.  O Fórum tem como tema central “Recuperação e crescimento das pequenas empresas ibero-americanas”, com objetivo de tratar da recuperação e desenvolvimento do setor no cenário pós-crise e influenciar a política pública em prol do fortalecimento dos pequenos negócios.

“A questão das garantias é um dos principais desafios a serem superados na tomada de crédito. A existência de fundos garantidores se tornou uma característica de sistemas econômicos modernos, que passam a contar com importantes instrumentos para facilitar e baratear o acesso ao financiamento, em particular, para empresas de menor porte”, disse Amaro Sales, no pronunciamento que abriu o evento, com transmissão online e participação de ministros, representantes de entidades empresariais, ministros e demais autoridades que atuam na área de micro e pequenas empresas (MPEs) nos países onde o português ou espanhol são as línguas predominantes.

Ele disse que os desafios das MPEs sempre foi um tema presente na atuação do Sistema Indústria. “A recuperação [no cenário pós-pandemia] dependerá da capacidade de captação de financiamento para a micro e pequena empresa. Precisamos ir adiante, com otimismo, firmeza, ousadia, coragem. A pequena empresa deseja crescer e, tal crescimento, fará muito bem ao Brasil e ao Continente Americano”, acrescentou Amaro Sales, que também é presidente Conselho Temático da Micro e Pequena Empresa (CNI).

Diretor técnico do SEBRAE, Bruno Quick lembrou as demandas do setor na atual conjuntura de retomada e comentou que as lideranças da CNI se empenharam nas discussões sobre a aprovação do Estatuto da Micro e Pequena Empresa. Ele afirmou que a atuação de Amaro Sales foi relevante para que essa legislação, que garante o tratamento diferenciado às MPEs, fosse aprovada. O secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, disse que houve avanços na produtividade das empresas de pequeno porte, mas reconheceu que há necessidade de novas conquistas.

Ministra da Indústria, Comércio e Turismo da Espanha, Maria Reyes Maroto citou os entraves que foram impostos pela pandemia, mas apontou que as microempresas conseguiram demonstrar capacidade de superar dificuldades.

O Fórum Ibero-americano de MPEs é promovido pela CNI em parceria com a Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB) e o Conselho de Empresários Ibero-americanos (CEIB), com o apoio do Sebrae, do Ministério da Economia. O evento prossegue até esta quarta-feira (27), em formato virtual, com a participação de representantes de governos e do setor privado dos países ibéricos e latino-americanos para discutir medidas para o fortalecimento de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).

Nos dois primeiros dias, o fórum é realizado no Estúdio CNI e transmitido pela plataforma da InEvent. O terceiro dia será dedicado ao Fórum Ibero-americano de Inovação Aberta, realizado na Espanha e também transmitido pela InEvent.

Fotos: CNI