Na abertura do GO!RN, diretor da FIERN destaca importância do evento aproximar o ecossistema de inovação

28/10/2022   12h19

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) marcou presença no primeiro dia do GO!RN, maior evento de inovação, empreendedorismo e tecnologia do estado, nesta sexta-feira (28). Na abertura do evento, o diretor 2º secretário da FIERN e presidente da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia da Federação (COINCITEC), Djalma Barbosa da Cunha Júnior, ressaltou a importância do evento para aproximar os atores do ecossistema de inovação do estado.

“Todos os atores do ecossistema estão presentes. É muito importante fazer conexões com outras entidades no que diz respeito ao empreendedorismo e inovação”, afirma. “A FIERN tem o papel fundamental de conectar as industrias a startups, investidores e instituições de ciência e tecnologia para alcançarmos resultados”, completa Djalma.

“A estrutura do evento não poderia ficar mais bonita, está no nível de grandes summits que acontecem em todo o Brasil. O Sebrae foi muito feliz na arquitetura do projeto e na identidade visual, esse show de cores dá vida ao evento e cria uma sinergia com o público, o que cria uma atmosfera que facilita as conexões”, finaliza o diretor 2º secretário da FIERN.

O superintendente do Sebrae no Rio Grande do Norte, Zeca Mello, enalteceu a força do ecossistema de inovação do estado. “A sociedade do Rio Grande do Norte e de fora do estado vai se surpreender com o que vai acontecer no estado a partir de hoje”, destaca. “Nosso ecossistema, que começou lá atrás com um bando de visionários, deixou de ser algo apenas para um grupo interessado no tema e se tornou realidade. Temos um forte ecossistema de inovação em pleno funcionamento que está todo aqui”, acrescenta o superintendente.

Por fim, Zeca Mello projetou a próxima edição do evento. “Assumimos, hoje, o compromisso de realizar o GO!RN 2023 ainda maior, mais forte e mais bonito”, declarou.

Também participaram da abertura do evento a secretária executiva da COINCITEC e gestora do Núcleo de Apoio à Gestão de Inovação da FIERN (NAGI), Susie Macedo, e a assessora de relações institucionais do NAGI/FIERN, Helen Buonora.

O primeiro dia de GO!RN também contou com a reunião da COINCITEC/FIERN, que reúne todos os atores do ecossistema de inovação do estado liderados pela Federação das Indústrias do RN. Ainda nesta sexta-feira, as quatro casas do Sistema FIERN — FIERN, SENAI, SESI e IEL — realizaram palestras e mesas-redondas sobre temas como saúde, moda, energias, empreendedorismo e inovação, sob a ótica de interesses de empresas produtivas.

A programação segue até este sábado (29), com atividades envolvendo empreendedorismo inovador, impacto social, startups, tecnologia e transformação digital. São esperadas mais de 6 mil pessoas nos dois dias de evento, que ocupa os 6,5 mil metros quadrados do pavilhão de exposições do Centro de Convenções de Natal.

O cronograma completo está disponível no site www.gorn.com.br.

Sobre o GO!RN
Iniciado como Startup Day e posteriormente denominado GO!RN, em 2020, o evento é uma espécie de plataforma plural que congrega espaços e eventos simultâneos para entregar conexões, networking, troca de conhecimento e experiência para os amantes de tecnologia e da transformação digital, assim como o público em geral. É resultado da parceria entre o Sebrae-RN, o Sistema FIERN e os demais integrantes do ecossistema de inovação do estado para promover desenvolvimento e apresentar resultados e propostas para o futuro, integrando assim todo ecossistema na busca de aumentar a efetividade das ações.

Concebido como uma plataforma hub de eventos integrados, o GO!RN conta com espaços temáticos de Comunidades de Empreendedores e de Tecnologias, Instituições Empresariais, Ecossistema, Parques e Incubadoras, Games Digitais, Empresários Juniores, Negócios de Impacto Social e HealthTechs. Apenas no primeiro dia, 71 palestras, 19 painéis temáticos, quatro minicursos e sete oficinas foram programados, incluindo as sobre Metaverso, Elaboração de Projetos, Saúde Mental, Perfil Empreendedor, Priorização de Problemas e Plano de Ação.

Além disso, o espaço tem a exposição de 32 empresas inovadoras, o Coworking Space, e experiências no metaverso, numa clínica inovadora, em jogos digitais potiguares que fazem sucesso no mundo todo, entre outras vivências que têm como objetivo proporcionar um aprendizado de forma lúdica sobre os desafios de empreender, além de mesas gameficadas espalhadas por todo o espaço do evento.