Na FIERN, Coronel Araújo anuncia medidas para melhorar segurança no Distrito Industrial de Macaíba

9/11/2020   18h35

Os problemas de segurança pública do Distrito Industrial de Macaíba serão enfrentados com uma série de medias que foram apresentadas, nesta segunda-feira (09), durante reunião na Casa da Indústria, pelo secretário de Defesa Social e Segurança Pública, coronel Francisco Araújo, e pelo comandante da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo, ao presidente presidente da FIERN, Amaro Sales, ai diretor de Inovação do Sistema FIERN, Djalma Barbosa Cunha Júnior, e empresários que possuem unidades industriais na área.

Durante a reunião, o presidente da FIERN destacou que a importância destas medidas para garantir uma atuação conjunta no sentido de melhorar as condições de segurança na área. Ele afirmou que a secretário detalhou as iniciativas que, com o apoio da Associação das Empresas dos Polos Industriais do Estado do Rio Grande do Norte, devem propiciar ações efetivas no combate à criminalidade na região.

“Este encontro foi fundamental, porque o presidente da FIERN conseguiu reunir os representantes do Sistema se Segurança Pública do Estado, das Polícias Civil e Militar e os empresários para o diálogo objetivo e que dará resultados”, disse o secretário de Defesa Social, ao lado do comandante da PM, de oficiais do Batalhão de Macaíba, do delegado da cidade e autoridade da Polícia Civil do RN.

“A partir dos relatos que ouvimos, as Polícias Militar e Civil vão desenvolver as ações e todos os esforços para aumentar o patrulhamento ostensivo na área. Vamos ampliar o efetivo, inclusive com os novos policiais que vão ser apresentados ao Batalhão de Macaíba. A Polícia Civil, que já está com um novo delegado, terá uma estrutura diferenciada”, informou Coronel Araújo. Ele informou também que será destinada uma viatura específica para o patrulhamento da área. E disse que, esta estrutura ampliada, em parceria com as iniciativas que serão desenvolvidas pela Associação, deve melhorar a segurança pública no Distrito Industrial.

Para o diretor de Inovação do Sistema FIERN, Djalma Barbosa Cunha Júnior, um aspecto relevante da reunião foi a definição de reuniões periódicas entre a Delegacia de Macaíba, o comando do Batalhão e a ASPIM. “Precisamos, e teremos, alguém para fazer a interlocução de forma permanente, em termos de segurança, entre Parque Industrial e as autoridades de segurança de Macaíba. Outro ponto definido foi encaminhar melhorias de Infraestrutura, como a retirada de vegetação nas margens das vias, a realização de obras de calçamento e a instalação das câmaras de monitoramento”, acrescentou.

“Esse novo ambiente que está sendo desenhado é necessário e inadiável, em função desta fragilidade de segurança, principalmente para os colaboradores das empresas que estão sendo vítimas de assaltos”, destacou Djalma Barbosa.

O empresário Antônio Leite Jales, proprietário da indústria Ster Bom, também fez uma avaliação positiva da reunião. “As autoridades de segurança vão fazer a parte deles e nós, empresários, a nossa. Isso em parceria”, afirmou. Para ele, essa melhoria das condições do Distrito Industrial integra as iniciativas necessárias para que se possa atrair novas empresas e ampliar a oferta de empregos no Estado. “O RN tem uma lacuna de indústrias que precisamos diminuir para que se tenha mais ocupação, emprego e renda para as pessoas” comentou.

Por Aldemar Freire – Unicom FIERN