Na FIERN, ministro do Desenvolvimento Regional anuncia autorização para projeto de infraestrutura em energia

23/10/2021   14h43

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, anunciou — no auditório da Casa da Indústria, sede da FIERN — a autorização para a obra de infraestrutura que vai possibilitar o aumento da capacidade de exportação dos excedentes da energia gerados em estados nordestinos, entre os quais o Rio Grande Norte. A solenidade de assinatura teve a participação do vice-presidente da FIERN, Vilmar Pereira. O projeto anunciado foi o da instalação de um transformador na Subestação João Pessoa II, localizada na capital paraibana.

O equipamento vai possibilitar a expansão do sistema de transmissão que atende a Região Metropolitana de João Pessoa e garante o escoamento de potenciais excedentes de energia elétrica gerada em unidades federativas do Nordeste.

“O Rio Grande do Norte é um dos grandes produtores de energia elétrica do País, especialmente quando falamos de matrizes alternativas, como a eólica. Esse equipamento vai permitir que o excedente da produção de energia elétrica feita aqui possa ser escoado. Isso será importante para gerar riquezas para a economia potiguar”, destacou o ministro Rogério Marinho.

O ministro disse que outras linhas de transmissão poderão ser instaladas para ampliar essa capacidade. “E não vamos parar por aqui. Sabemos que há a necessidade de construção de novas transformadores, de trabalharmos novas linhas de transmissão, porque o futuro é potencializarmos a nossa matriz energética em cima das fontes renováveis, da energia limpa. Isso precisa ser uma política de Estado, de País”, completou. Ele acrescentou que a capacidade do Rio Grande do Norte e dos demais estados da região nesta área deve ser ampliada com a geração offshore (no mar), a ser regulamentada. Rogério Marinho afirmou ainda, na ocasião, que a atuação do Sistema FIERN é referência para o país no empenho para o desenvolvimento do Estado.

O investimento para a ampliação da Subestação João Pessoa II, que terá a capacidade de atendimento duplicada, é de R$ 87,7 milhões e será feito pela Borborema Transmissão de Energia S.A., empresa que detém a concessão dos serviços desde junho de 2018. A subestação integra o Projeto Borborema, que conta com 130 Km de linha de transmissão a serem construídas e também irá ampliar outras subestações existentes na Paraíba. A previsão é que o sistema entre em funcionamento no primeiro trimestre de 2022. O investimento total no projeto é de R$ 530 milhões, entre financiamentos privados e recursos dos fundos constitucionais.

“Este investimento na infraestrutura que garante a exportação do excedente de energia é de suma importância para o estado e vai abrir novas perspectivas de crescimento de nossa economia, uma vez que, sem isso, poderia desestimular os investimentos em parques eólicos e nos projetos que poderão ser executados de geração offshore”, disse Vilmar Pereira.

Também ressaltaram o papel que o empreendimento deverá ter para impulsionar a região o diretor geral da Aneel, André Pepitoni, e o secretário de Desenvolvimento Energético do Ministério das Minas e Energia, Paulo Cesar Magalhães Domingues. Acompanharam a assinatura de assinatura o prefeito de Natal, Álvaro Dias, os deputados federais General Girão, Benes Leocádio, Danilo Fortes, além do o deputado estadual Tomba Farias, e o ex-senador e ex-presidente da CNI e da FIERN Fernando Bezerra.