NAC explica tudo sobre antecipação de recebíveis

1/04/2021   16h19

Em vez de aguardar semanas ou meses para que os clientes paguem suas faturas, a antecipação de recebíveis permite, como o próprio nome diz, que as empresas antecipem o dinheiro que têm a receber e usem ele para necessidades prementes do negócio. É uma solução que permite que os empresários transformem rapidamente as notas de vendas em capital de giro.

 

É especialmente interessante para empresas com prazos líquidos longos, mas com despesas operacionais contínuas ou necessidades de fundos para impulsionar o crescimento.

 

Para que você entenda se a antecipação de recebíveis é o melhor caminho para sua empresa, o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), elaborou este guia sobre o assunto.

 

O recurso permite que as empresas antecipem dinheiro que têm a receber e usem para necessidades do negócio

O que é a antecipação de recebíveis?

 

Realizar vendas a prazo é uma necessidade para diversas empresas. Contudo, isso significa aguardar para ter o dinheiro da venda no caixa. A antecipação de recebíveis é uma forma de financiamento que começa depois que sua empresa fornece bens ou serviços em uma venda a prazo.

 

Por meio dessa operação, ela pode receber dinheiro referente a vendas a prazo, parceladas, com duplicatas, cheques e carnês antes mesmo que o cliente faça o pagamento.

 

Suponhamos que você tenha uma pequena fábrica de sapatos e tenha feito uma grande venda parcelada, com pagamentos em 45, 60 e 90 dias. No curto prazo, esse parcelamento resultará em poucos recursos disponíveis em caixa, podendo faltar capital de giro para pagar as despesas da empresa.

 

Assim, é possível recorrer à antecipação de recebíveis para obter, de uma vez só, os valores a serem pagos pelo cliente e equacionar contas e compromissos.

 

Antecipação de recebíveis ou empréstimo?

 

Tanto a antecipação de recebíveis quanto o empréstimo permitem que a empresa receba fundos para criar capital de giro. No entanto, eles possuem diferenças em dois pontos básicos:

  1. custos: por ser uma operação que oferece menos riscos ao credor, as taxas cobradas são menores. Em geral, é descontado um valor entre 0,5% e 5% do total das faturas adiantadas. Já no empréstimo, os riscos são maiores e, com isso, as taxas de juros também crescem — o que significa que, ao final, a empresa pode pagar um valor maior pelo que foi emprestado;
  2. burocracia: como na antecipação de recebíveis a empresa adianta um valor de uma venda que já está concretizada, os riscos de inadimplência são menores e relativos à capacidade de pagamento do cliente que fez a compra. Com isso, a avaliação do pedido é menos burocrática e mais rápida.

 

Qual dessas modalidades é a mais indicada, então? A escolha dependerá do momento da empresa.

 

A antecipação de recebíveis é um recurso rápido, que pode ser utilizado em casos de emergência. Suas vantagens são baixo custo e menor burocracia.

 

Já o empréstimo envolve taxas de juros mais altas e, portanto, os riscos de o empreendedor comprometer seu fluxo de caixa são maiores. Por isso, é indicado para fazer investimentos a longo prazo ou para quitar dívidas com juros ainda maiores.

 

Quais os benefícios da antecipação de recebíveis?

 

A antecipação de recebíveis é indicada para proprietários de empresas que normalmente lidam com muitas faturas, precisam de fundos rapidamente e aguardam o pagamento de seus clientes.

 

Os usos comuns incluem:

 

  • obter liquidez, em dinheiro, sem assumir dívidas;
  • alimentar o crescimento dos negócios quando novas oportunidades surgem;
  • resolver problemas de capital de giro no curto prazo, equilibrando o fluxo de caixa;
  • atualizar o estoque ou comprar os materiais para projetos em andamento ou novos.

 

Outros benefícios da antecipação de recebíveis

Rapidez

 

A antecipação de recebíveis é uma das fontes mais rápidas de capital disponível para os empresários, levando, em média, de cinco a sete dias.

 

Além disso, a antecipação de recebíveis normalmente não possui requisitos de pontuação de crédito ou o crédito necessário é muito menor do que um empréstimo bancário tradicional, o que significa que sua empresa pode ser aprovada mesmo quando estiver em uma situação financeira desfavorável.

 

Isso é especialmente útil quando consideramos o grau de rigidez dos bancos no momento de aprovar empréstimos para empresas.

 

Geração de capital sem novas dívidas

 

Um dos benefícios mais exclusivos da antecipação de recebíveis é algo que abordamos anteriormente: com ela, você não está fazendo um empréstimo. Portanto, não está assumindo nenhuma dívida.

 

Um empréstimo pode ser útil para uma empresa em crescimento ou para uma organização que precise consolidar suas contas. No entanto, se não for gerenciado com cuidado, também pode causar contratempos.

 

Ao usar as faturas que já existem em suas contas a receber, você pode manter seus balanços equilibrados, usando seus recursos internos para geração de capital antes de recorrer a um empréstimo.

 

Redução do processo de cobrança

 

Um dos benefícios mais claros da antecipação de recebíveis é que ela permite que você reduza essencialmente o processo de cobrança com os clientes, possibilitando que o recebimento ocorra mais cedo.

 

No entanto, mais do que isso, embora você renuncie a algum controle de cliente com a antecipação de recebíveis, poder resolver mais rapidamente essas faturas em aberto, gastando menos tempo falando sobre o que os consumidores lhe devem e mais sobre como você pode servi-los.

 

Melhoria do gerenciamento de contas a receber

 

Não importa por quanto tempo você usa a antecipação de recebíveis, seja como uma ferramenta única para fazer contas, para se preparar para uma estação movimentada ou como um método regular para otimizar sua coleta de fluxo de caixa — ela ajuda a gerenciar melhor suas contas.

 

Isso é bastante útil se você não possui um departamento de recuperação de ativos. Essencialmente, você está pagando por uma equipe de recuperação de crédito para fazer a cobrança pela sua empresa, sem precisar contratar funcionários em período integral adicional, que podem custar mais do que as pequenas taxas associadas à antecipação de recebíveis.