NAGI discute os rumos da inovação no Rio Grande do Norte para 2020

20/02/2020   14h27

O Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação do Rio Grande do Norte (NAGI-RN) — que é coordenado pela FIERN — vai preparar um cronograma intenso de atividade e eventos para 2020 para fomentar projetos inovadores no setor produtivo do Estado. O prognóstico foi apresentado pelo diretor de Inovação da Federação das Indústrias, Djalma Barbosa da Cunha Júnior, na primeira reunião, deste ano, do NAGI, na manhã desta quinta-feira, 20.

“Vamos estabelecer um plano de trabalho articulado com todas as entidades que integram o NAGI (entidades empresariais, universidades, instituições de pesquisa e ensino, secretarias estaduais, municipais e empresas). Por isso, é importante as informações que as entidades apresentaram aqui para a definição do intenso cronograma que será elaborado, além das ações estratégias que vão facilitar o ambiente inovador do setor produtivo e das universidades para, com isso, contribuirmos com o desenvolvimento do nosso Estado”, destacou Djalma Barbosa.

Ele disse que a indústria potiguar tem evoluído no interesse por projetos e processos de inovação. Mas é preciso avançar e despertar cada vez mais para a necessidade das empresas estarem voltadas às ações inovadoras. “A indústria começou a pensar nisto. Mas, claro, precisamos aproximada as universidades das indústrias. Um projeto com esse alcance que foi feito no período da gestão da professora Ângela Paiva, quando reitora, terá, certamente, continuidade agora que o professor Daniel Diniz, que assumiu a reitoria”, acrescentou.

A gestora do NAGI, Susie de Macêdo, apresentou, na reunião desta quinta, um balanço das atividades do Núcleo em 2019 e abriu o diálogo sobre as perspectivas para este ano. Uma das ênfases da discussão foi a integração entre empresas, universidades e demais instituições de pesquisa e órgãos governamentais que atuam nesta área.

Por Aldemar Freire, jornalista Unicom/FIERN