No acumulado, exportações estão 12,9% menores que no mesmo período de 2017

12/11/2018   12h49

As exportações de outubro foram 25% maiores que as de setembro deste ano e 21,5% menores que as de outubro do ano passado.

 

Melões, tecidos de algodão, melancias, mangas e produtos de animais impróprios para alimentação humana foram os produtos mais exportados no mês respectivamente.

 

No acumulado do ano, as exportações estão 12,9% menores que no mesmo período de 2017. Melões, tecidos de algodão, peixes, castanhas de caju e sal foram os produtos com maiores valores exportados no período, com apenas tecidos de algodão e peixes apresentando evolução positiva em relação ao ano passado entre os cinco mais exportados. Vale destacar ainda o crescimento de 88% nas exportações de produtos animais impróprios para a alimentação humana, que ocupa a 6ª posição na pauta.

 

Em relação ao item “peixes”, importante observar que os números apresentados consolidam todas as exportações de peixes e seus produtos, inclusive “fígados, ovas e gônadas de peixe”, cujo valor neste ano representa 25,5% do total exportado, em comparação a 14% no mesmo período do ano passado.

 

Na balança comercial as importações estão 8,8% menores e a corrente de comércio está 11,3% menor que em 2017.