Nordeste Forte articula ações conjuntas da SUDENE, APEX e Federações das Indústrias

7/08/2018   11h45

Os Centros Internacionais de Negócios (CINs) das Federações das Indústrias do Nordeste enviarão à SUDENE um mapeamento das exportações e dos setores econômicos estratégicos dos Estados para, a partir daí, se ter um levantamento de potencialidades de ampliação da participação das empresas da região no mercado externo.

Essa foi uma das iniciativas que ficaram definidas na reunião entre os interlocutores da Associação Nordeste Forte, dos CINs, da SUDENE (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) e da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

A reunião — que definiu inciativas conjuntas destas instituições — foi na sede da SUDENE, em Recife, articulada pela Nordeste Forte, associação que congrega as federações das indústrias dos estados da região e é presidida pelo presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo.

O assessor corporativo do Sistema FIERN, Ernani Bandeira de Melo Neto, e o gerente do CIN-FIERN, Luiz Henrique Moreira Guedes, participaram da reunião, além de representantes das Federações das Indústrias de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco e Espírito Santo.

“Os CINs entregarão um documento único à Nordeste Forte sobre o pleito em comum para validação do presidente da Associação, Amaro Sales, e dos demais presidentes das Federações a fim de que se defina ações conjuntas em defesa de incentivos às exportações e à competitividade das empresas industriais da região”, disse Ernani Bandeira de Melo Neto, após a reunião.

Os representantes dos CINs também vão consolidar o planejamento para 2019, de forma articulada, e compartilhar com a APEX para alinhamento dos calendários de eventos e ações que são importantes para o setor exportador.

A SUDENE ficou de avaliar com o Banco do Nordeste a possibilidade de ter um programa de capacitação para que técnicos das Federações atuem na difusão de informações sobre linhas de financiamentos.