Nota de Pesar pelo falecimento de Francisco Ferreira Souto Filho

25/02/2022   09h21

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) expressa seu mais profundo pesar e consternação pela partida de um dos seus principais nomes, fundador e atual diretor, o empresário Francisco Ferreira Souto Filho, 95 anos, que criou e durante 62 anos comandou, como seu presidente, o Sindicato da Indústria da Extração do Sal do Rio Grande do Norte (SIESAL/RN).

Soutinho, como era conhecido, foi um exemplo para todos os empresários potiguares. Arrojado como empreendedor, sempre com uma visão à frente do seu tempo, construiu uma trajetória que se confunde com a da indústria salineira no RN.

Em dezembro do ano passado, a FIERN prestou homenagem a este grande homem com a entrega da mais alta comenda, a Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore. Na ocasião, como em inúmeras outras, o empresário destacava sua satisfação em fazer parte da Federação e receber o reconhecimento, em vida, por sua fundamental contribuição ao setor industrial do Estado. Anos atrás, foi também reconhecido nacionalmente com a principal comenda da indústria do país aos industriais que contribuíram definitivamente para a desenvolvimento da economia brasileira, com a Medalha da Ordem do Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, os vice-presidentes e diretores desta Casa, bem como todo o setor sindical, com ênfase ao salineiro, expressam seus sentimentos e solidariedade à Sra. Edith Souto, esposa de Soutinho, extensivo a todos os familiares. Que Deus os conforte neste momento de dor e pesar.

Uma grande perda para o setor salineiro. Um grande capítulo para a história para a indústria potiguar.

Amaro Sales de Araújo
Presidente do Sistema FIERN