Números do SESI-RN e SENAI-RN confirmam capilaridade e alcance do Sistema FIERN

26/02/2019   12h50

Os números consolidados do SESI e SENAI, referentes aos atendimentos, cursos e serviços de 2018, mostram a abrangência, a capilaridade e o alcance das entidades do Sistema FIERN. Foram mais de 50 mil alunos matriculados nos cursos profissionalizantes do SENAI-RN e mais de 30 mil no SESI-RN. O levantamento aponta também um desempenho expressivo em relação aos demais regionais do país.

O SESI-RN tem, nos números consolidados de 2018, indicadores que ficam entre os mais significativos no país. Nas ações de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), foram 168.316 pessoas beneficiadas, o que deixou o regional do Rio Grande do Norte na sétima posição nacional e em primeiro, no Nordeste.

Com 1.427 empresas atendidas em SST, o RN teve o sexto desempenho nacionalmente e o primeiro na região neste quesito. Considerando a quantidade de consultas, com 48.410, o Serviço Social da Indústria, no Estado, ficou em primeiro no Nordeste e em quinto no país.

Em termos de tempo dedicado a laudos, assessorias, orientação em saúde, consulta e exames ocupacionais, as 106.370 horas do SESI do Rio Grande do Norte foram as mais expressivas do país.

Foram matriculados nas unidades do SESI-RN, 31.215 alunos, o que significa o segundo maior número, entre os regionais no Nordeste.

No indicador de difusão do conhecimento, o SESI-RN, com 312.750 consultas ao acervo bibliográfico da instituição, lidera na região Nordeste, e fica em quarto em relação aos demais regionais do país.

O superintendente do SESI-RN, Juliano Martins, destaca que esses números são resultados de um planejamento e um acompanhamento semanal do cumprimento das metas definidas para a atuação da instituição no Estado. “A coesão da equipe, com cada um dos nossos profissionais dedicados e atentos para suprir eventuais dificuldades dos demais, também é importante para esse desempenho”, acrescenta.

A estratégia de estar presente em todo o território do Rio Grande do Norte e com a atenção voltada à ampliação do número de indústrias atendidas é apontada pelo superintendente também como fator que repercute nos indicadores. “O pensamento da equipe está voltado ao mercado e para se antecipar às necessidades da indústria”, acrescenta.

SENAI

Nas escolas do SENAI do Rio Grande do Norte, foram 51.525 alunos matriculados, em 2018. No mesmo período, 31.881 alunos concluíram seus cursos profissionalizantes em uma das escolas da instituição no Estado.

Em número de matrículas, o SENAI-RN fica em terceiro lugar entre os regionais do Nordeste, estando à frente apenas Bahia e Pernambuco. Vale ressaltar que são estados com população maior do que o RN.

Nos serviços prestados nos laboratórios, institutos e centro de tecnologia do SENAI-RN, foram 1.394 atendimentos, no ano passado; 3.486 relatórios técnicos, 28.260 horas, 5.122 ensaios e 800 calibrações. Esses serviços foram prestados a 422 empresas que procuraram uma das unidades do SENAI-RN.

Na distribuição dos dados na região Nordeste, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Norte em termos de quantidade de empresas atendidas, fica praticamente empatado do terceiro colocado, que foi o regional da Paraíba 445, ante 422 no RN.

O diretor regional do SENAI, Emerson Batista, destaca que embora o ano de 2018 tenha sido de turbulências no âmbito econômico e social, o SENAI cumpre seu papel de forma eficiente. “Diante de tantas dificuldades nacionais e especialmente locais do mercado de trabalho e emprego, o SENAI-RN mostrou, no ano 2018, sua capacidade e eficiência. Disponibilizando para o Estado mais de 50 mil pessoas capacitadas em seus cursos, com uso e aplicação eficaz dos seus recursos na atividade fim, o que proporcionou um posicionamento tido como de alto rendimento em nível nacional e o terceiro melhor rendimento do Nordeste, ficando atrás apenas dos Estados de Bahia e Pernambuco, que possuem um parque industrial consideravelmente maior que o nosso”, frisa ele.

SESI-EM-NÚMEROS-2018-1.pdf

SENAI-EM-NÚMEROS-2018-1.pdf