Oficina do PDA mostra aos Sindicatos ferramentas usadas por startups 

16/10/2019   14h45

 

Com o intuito de capacitar os líderes e executivos sindicais para uma gestão dinâmica, acompanhando as tendências do mercado, o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) promoveu, na manhã desta terça-feira (15), a Oficina Sindical “Sindicato Startup: como transformar seu sindicato”. O encontro reuniu presidentes, executivos de Sindicato, além de potenciais sucessores de sindicatos empresariais da indústria, no Espaço Cultural Candinha Bezerra, na Casa da Indústria.

 

 

O tema, explica a Gestora do Programa de Desenvolvimento Associativo Márcia Segundo, chama atenção e desperta para a necessidade de que os sindicatos precisam acompanhar a velocidade das empresas.

 

 

As oficinas são compostas por apresentações teóricas e atividades práticas voltadas ao desenvolvimento das competências descritas dos documentos “Competências do Líder Sindical Empresarial” e “Competências do Executivo Sindical Empresarial”, publicados pela GDA em 2016.

 

 

O consultor Leonardo Barbarioli Carraretto conduziu a oficina, que abordou aspectos que buscam transformar o sindicato a partir das principais metodologias e ferramentas usadas por startups para serem ágeis e com respostas dinâmicas às demandas do mercado.

 

 

Leonardo Carraretto é empresário, professor e palestrante, especialista em Gestão de Projetos com mais de 17 anos de experiência em Marketing e Inovação, tendo atendido empresas como Google, Itaú, Bradesco, afiliadas Globo em todo Brasil, e diversas outras empresas.