Parceria do SENAI Santa Cruz com prefeituras prepara alunos para oficinas de costura que confeccionam peças para a Guararapes

17/01/2022   12h34

O SENAI/Centro de Educação e Tecnologias Aluísio Bezerra, de Santa Cruz, começou o ano realizando Cursos de Costura em parceria com prefeituras de municípios potiguares. O primeiro, que está sendo realizado na cidade de Campo Redondo, segue até o dia 25 de fevereiro e vai formar costureiras e costureiros para atuar em oficinas têxteis.

A diretora do SENAI/CETAB, Maria Luciene de Pontes explica que no curso os alunos aprendem a confeccionar peças em tecido plano, tipo calça jeans, bermudas, saias; só as partes de baixo das peças. “A produção desse tipo de peça é direcionada para a Guararapes. Nós vamos receber uma ordem de produção, que chamamos ‘OP de teste’, que é direcionado pela Guararapes para que os alunos fabriquem dentro do curso”.

Ela acrescenta que além de aprender a confeccionar as peças os alunos são orientados durante o curso de forma a terem o entendimento do funcionamento da empresa, a importância da eficiência dentro do grupo e organização têxtil. Aprendem também liderança no posto de trabalho que é a máquina de costura com que irão trabalhar e recebem conhecimentos sobre o funcionamento dos aparelhos.

“Hoje nós trabalhamos com confecção de peças bem direcionadas em aparelhos, o cós, por exemplo, é uma operação feita com aparelho, e é uma fase muito forte dentro da produção, porque define a produção diária, já que o cós é o fechamento da peça”.

Luciene conta que essa é uma parceria que já existe, que é ensinar o aluno a trabalhar dentro da metodologia que eles irão trabalhar quando estiverem nas oficinas de costura. Porque no final do curso tem duas empresas que já irão contratar esses alunos, para atuar em duas oficinas fornecedoras de grandes indústrias.

O curso de 160 horas, funcionando de 8h às 12h; e de 13h às 17h; é ministrado pela professora Luciene Bispo dos Santos e conta com 60 alunos. Na próxima semana começam turmas também nas cidades de São Tomé, Santo Antônio, Cero Corá e Parelhas. Todas as turmas estão direcionadas para formação de oficinas de costura.

Por Jô Lopes - repórter Unicom FIERN
Edição: Juliska Azevedo - gerente de comunicação FIERN