Pau dos Ferros recebe Unidade da Indústria do Conhecimento do SESI/RN

13/08/2019   22h42

O município de Pau dos Ferros, localizada na região Oeste Potiguar, é a 31ª cidade do Rio Grande do Norte a receber uma unidade da Indústria do Conhecimento, instalada pelo Serviço Social da Indústria (SESI/RN). A solenidade de inauguração, realizada na tarde terça-feira, dia 13, reuniu o presidente da FIERN e do Conselho Regional do SESI/RN, Amaro Sales de Araújo, do diretor de operações do SESI-RN, Gontran Azevedo, e do prefeito da cidade, Leonardo Nunes Rêgo, além de autoridades políticas e gestores.

O presidente da FIERN Amaro Sales enfatizou a expansão do projeto, presente em outras trinta cidades, enquanto espaço de vivência e estímulo ao conhecimento, educação e cultura. “Entregamos hoje a nossa trigésima primeira unidade da indústria do conhecimento com imensa satisfação de fomentar o conhecimento. Atingimos mais de 1,5 milhão de norte-rio-grandenses, em dez anos de projeto. Espero que possamos, ainda, inaugurar muitas outras, nesses próximos quatro anos. E que a população use o equipamento para contribuir com o crescimento do estado”, enfatizou ele.

A Biblioteca terá o nome de “Professora Maria Auxiliadora Bessa” em homenagem a cidadã ilustre da cidade que dedicou a vida à educação. Na ocasião, também foi inaugurada a Praça “Professora Zefinha Fernandes”, que integra o espaço onde a unidade está localizada, na Avenida da Independência, Centro.

O prefeito Leonardo Rêgo destacou a importância da unidade para a cidade, conquistada por meio da parceria com a Federação das Indústrias e do SESI-RN. “A Indústria do Conhecimento é de suma importância e pioneira para Pau dos Ferros, poisé a primeira biblioteca pública da cidade. E junto com a Parça do Conhecimento, que inauguramos hoje, com recursos próprios, é sem dúvida um equipamento que vai fazer a diferença na vida dos pauferrenses. E por isso nosso reconhecimento e gratidão pela parceria”, disse o prefeito.

O secretário adjunto de desenvolvimento econômico do Estado, Silvio Torquato, em sua fala, lembrou que era um desejo do presidente Amaro, desde o início de sua gestão, que a FIERN se fizesse presente onde a indústria estivesse. E, com isso, acrescentou ele que é também vice-presidente da FIERN, trouxe à cidade um escritório regional e, agora, a biblioteca.

Francisco Gutemberg Bessa de Assis, vereador e filho da homenageada Maria Auxiliadora Bessa, destacou o reconhecimento e a relevância do equipamento para continuidade da missão da professora de educar e promover o desenvolvimento social e econômico na região. Além dele, Antônia Fernandes, irmã da outra homenageada que dá nome à praça, também destacou a iniciativa de entregar um equipamento desse porte para comunidade pauferrense.

As bibliotecas “SESI Indústria do Conhecimento” são espaços multimídia instalados em municípios ou indústrias, dispondo de materiais educativos, dvdteca, laboratório de informática. O acervo de livros busca abranger a literatura, contemplando a infantil, a infantojuvenil, a brasileira e a estrangeira, além de materiais de referência, como dicionários, atlas, livros didáticos e terminais de computador com acesso à internet para pesquisa.

No Rio Grande do Norte, a primeira Indústria do Conhecimento foi inaugurada pelo Sistema FIERN na empresa Coteminas. Desde então, foram entregues, em uma parceria do SESI-RN com as prefeituras, unidades deste programa nos municípios de Assú, Macaíba, Mossoró, Martins, Macau, Serra Negra do Norte, Jardim do Seridó, São Gonçalo do Amarante, Campo Grande, Santo Antônio, Almino Afonso, Acari, São José do Seridó, Jundiá, Caicó, São João do Sabugi, Taipu Natal/Bairro das Rocas, João Câmara, Pedro Avelino, Itajá, Maxaranguape, São Miguel do Gostoso, Frutuoso Gomes, Apodi, Piranhas e Bodó.

Participaram também do evento, a vice-prefeita Zélia Leite, o presidente da Câmara Municipal Hugo Alexandre dos Santos, a secretária de educação do Município Eliesse  Queiroz, os vereadores Gilson Rêgo, Jader Júnior e Francisco José de Aquino e o padre Possidio Lopes. O diretor do CET Italo Bologna, Francisco Moreira,  o Gerente do SESI Mossoró, Denilson Santana, a gerente de Educação do SESI, Ana Karenina Medina, e o analista Guido Salvi.

HOMENAGEADA

Nascida dia 21 dezembro de 1954, na cidade de Pau dos Ferros (RN), Maria Auxiliadora Bessa iniciou sua trajetória como professora no Projeto Casulo com a arte de costura, ponto cruz, crochê e doceria. Durante cinco anos, integrou o quadro de funcionários da Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros, como Auxiliar de Serviços Gerais; sua dedicação foi reconhecida e assumiu a função de professora, ministrando cursos no Clube de Mães vinculado a Secretaria de Assistência Social.

Em 1982, mudou-se com a família para a cidade de Dr. Severiano, onde residiu até 1987, e administrou um restaurante no Mercado Público Municipal naquela cidade. Retornando a Pau dos Ferros, foi empossada como professora dedicando-se, por mais de 25 anos, à seara da Educação, em exercício de docência na Creche Municipal Branca de Neve, onde fez história cuidando e educando muitas crianças. Em 2005, concluiu a graduação em Pedagogia. Seu legado reverbera até os dias atuais.

Por Sara Vasconcelos – Jornalista