Pesquisa credencia aprovação do projeto de revisão do Plano Diretor de Natal, diz diretor da FIERN

13/12/2021   16h31

 

Os números da pesquisa FIERN/Conectar apresentados, nesta segunda-feira (13), credenciam a aprovação, pelos vereadores, da proposta de revisão do Plano Diretor de Natal (PDN), que deve ir à votação no plenário da Câmara no dia 23 de dezembro. A afirmação foi do diretor tesoureiro da FIERN, Roberto Serquiz, ao participar do painel, durante o seminário “Novo Plano Diretor — Como Natal Pensa”, no auditório da Casa da Indústria.

 

“A pesquisa sobre a opinião dos moradores, divulgadas no seminário, credencia a aprovação do projeto de revisão do PDN, ao revelar que 61% da população da cidade confia no documento que está no Parlamento municipal e 87% é favorável à proposta”, disse o diretor da FIERN, Roberto Serquiz, que também é presidente da Comissão de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do RN (COEMA).

 

Leia mais sobre a pesquisa e tenha acesso ao Relatório da Sondagem https://www.fiern.org.br/wp-content/uploads/2021/12/Pesquisa-Plano-Diretor-Como-Natal-Pensa.pdf

 

Ele disse que o acervo de contribuições que foram dadas, ao longo das diversas etapas de discussões sobre o novo PDN, mostra que o projeto levará a cidade ao caminho do desenvolvimento sustentável. Segundo o diretor da FIERN, houve um processo democrático de debate que permitiu a participação de diversos setores para se chegar à proposta que está na Câmara para votação. O projeto, acrescentou, tem como fundamento “a questão da preservação do ambiente; o aspecto social, que leva em consideração a qualidade de vida das pessoas; e a base econômica, que precisa estar presente”.

 

 

Para o presidente do SINDUSCON-RN, Sílvio Bezerra, a revisão do PDN poderia ser ainda mais atualizada, mas reconheceu que está dentro das possibilidades e proporciona “avanços”, por isso, deve ser aprovada no prazo previsto. “A proposta está aquém do que gostaríamos, mas é possível e nos atende. O projeto que foi enviado à Câmara vai fazer Natal avançar. Trata-se de uma proposta discutida e aprovada consensualmente”, ressaltou.

 

A presidente do Crea/RN, Ana Adalgisa, comentou que o projeto é uma chance para a recuperação do crescimento da cidade, mas disse que não se deve esquecer que serão necessárias regulamentações. “Com os instrumentos regulamentados, teremos as mudanças que esperamos para nossa cidade”, disse.

 

O secretário municipal Thiago Mesquita (Meio Ambiente e Urbanismo) ponderou que é possível equilibrar desenvolvimento e preservação. “Para preservar precisa ocupar com inteligência e racionalidade. Isso acaba diminuindo o impacto de supressão ambiental. Há cinco ZPAs não regulamentadas. Houve uma perda de quase 15% em 14 anos da vegetação, por isso, é importante dar uso controlado para as essas áreas”, sustentou.