Pesquisa FIERN/Conectar: 87% dos moradores de Natal são favoráveis a revisão do Plano Diretor

13/12/2021   16h10
Foto: Alex Régis/Tribuna do Norte

 

Entre os moradores de Natal, 87% afirmam que são favoráveis à proposta de revisão do Plano Diretor de Natal (PDN), enviada para votação na Câmara Municipal, enquanto 8% disseram que estão contra e 5% não souberam responder. Os números integram a pesquisa do Instituto Conectar, que foi apresentada na manhã desta segunda-feira (13), durante o seminário “Novo Plano Diretor — Como Natal Pensa”, promovido pela FIERN e Tribuna do Norte, no auditório da Casa da Indústria.

 

De acordo com a sondagem, 77% das pessoas que residem da cidade estão “a favor do incentivo a prédios mais altos em regiões mais valorizadas” e consideram que isso vai trazer melhorias na qualidade de vida, enquanto 18% são contra e 5% não responderam.

 

“Três em cada quatro moradores de Natal concordam que, de fato, é melhor e deveria haver uma verticalização maior nestas regiões”, disse Maurício Garcia, diretor do Conectar, ao apresentar o relatório da sondagem, durante o seminário.

 

A pesquisa aponta também que 66% dos entrevistados responderam que a construção de prédios mais altos significa progresso, enquanto que, para 28%, implica em atraso. Essa pergunta foi feita, porque uma das propostas da revisão do PDN é a possibilidade de Natal ter prédios mais altos, com cerca de 40 andares, assim como Recife e João Pessoa, em determinadas áreas.

 

A maioria dos residentes na cidade também aprovam “transformar os terrenos baldios na margem da Roberto Freire — da rotatória da Via Costeira até a rotatória da Rota do Sol — em casas, restaurantes, área de lazer (80% a favor, ante 16% contra); autorizar construções mais altas na Zona Norte para gerar desenvolvimento econômico para seus moradores (74% favoráveis e 22% contra); permitir que bairros como Tirol e Petrópolis, no entorno do Parque das Dunas, possam ter prédios de 20 andares (67% favoráveis e 29% contra); e a liberação para que no Conjunto dos Professores, Potilândia, Nova Descoberta e região possam ter prédios com mais de 40 andares (61% a favor e 35% contra).

 

A pesquisa — feita para a FIERN — contou com 600 entrevistados das quatro regiões da cidade e foi realizada em novembro. O objetivo foi identificar o que a opinião pública de Natal pensa sobre a revisão do Plano Diretor, atualmente em tramitação na Câmara Municipal e com previsão para ser votado até o dia 23 de dezembro. A margem de erro é de 4% para mais e para menos.

 

A íntegra da pesquisa está disponível no link abaixo:
https://www.fiern.org.br/wp-content/uploads/2021/12/Pesquisa-Plano-Diretor-Como-Natal-Pensa.pdf.