Plano de Retomada Gradual da Economia Potiguar é apresentado para empresários da construção civil

12/05/2020   19h33

O Plano de Retomada Gradual da Economia Potiguar foi apresentado para empresários da construção civil durante videoconferência com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Rio Grande do Norte (Sinduscon-RN), realizada nesta terça-feira, 12. Apresentação foi debatida por José Bezerra Marinho, coordenador do Mais RN, e detalhada por Pedro Albuquerque, assessor da Unidade de Economia da FIERN.

“O Plano foi bem acolhido pelo Sinduscon, que fez algumas sugestões e mostrou iniciativas do setor no combate à pandemia, deram boas contribuições em pontos importantes para a construção do documento que é um espaço em constante construção, o que se torna possível graças ao diálogo aberto com empresas e com o governo do estado”, explicou Marinho.

Entre as sugestões do Sinduscon está a questão de alteração no documento no que se refere ao horário do escalonamento e transporte do início de transporte início do horário das empresas, para não haver aglomeração em horários de ônibus. “Estamos fazendo agora um escalonamento para que algumas atividades comecem a ter ônibus disponíveis às 6 horas, outras às 8 horas. Foi nesse ponto que os empresários fizeram a sugestão para colocar construção civil com os ônibus abertos a partir das 6 horas”, destacou o coordenador do Mais RN.

Durante a apresentação o presidente do Sinduscon, Silvio Bezerra, disse que o sindicato está criando um protocolo para o funcionamento das obras da construção civil. “Para não suspender as obras nos comprometemos em fazer um protocolo específico para a construção civil”, disse.

Os empresários participantes elogiaram a iniciativa da FIERN com o Mais RN, de manter o diálogo aberto com a classe empresarial e o Governo do Estado do RN.

O Plano reúne um conjunto de protocolos, medidas e uma Agenda Pública Urgente, com pontos de atenção e necessidade de respostas mais imediatas. O documento não estabelece data para ser iniciado, mas indica, a partir de projeções da curva de disseminação da Covid-19, medidas a serem adotadas para permitir a empresários programarem o retorno. E sugere a criação de um cronograma para abertura gradual de atividades econômicas e de horários alternados para diversas atividades econômicas de forma que se evite horários de pico.

O documento foi apresentado em coletiva de imprensa por videoconferência, no último dia 5 de maio. A videoconferência teve a participação dos presidentes das federações do setor produtivo do estado Amaro Sales de Araújo (FIERN), Marcelo Queiroz (Fecomércio), Eudo Laranjeiras (Fetronor), e José Vieira (Faern). O documento foi desenvolvido por um grupo multidisciplinar formado por representantes das Federações – FIERN, Fecomércio, Fetronor, Faern -, do Sebrae, da AGN, do governo do Estado, com participação de professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da Sala de Situação do programa Mais RN.

O cronograma de reabertura propõe duas alternativas: de 3 e de 4 fases, em que são elencados blocos de atividades a serem reabertos de forma escalonada. O critério utilizado para escolha das atividades econômicas, em cada bloco de reabertura, considera o quanto estas geram de aglomeração (partindo das que geram menos); a capacidade de controle dos protocolos internos; o impacto econômico; e o fato de as datas tomarem como referência a previsão de pico da doença entre 3 e 16 de maio; bem como, o fim do atual Decreto estadual, também publicado hoje (5), para o dia 20 de maio; além da situação de Escolas, Universidades e creches voltarem a partir do segundo semestre.

Por Jô Lopes – jornalista – Unicom/SistemaFIERN