Plataforma digital do MaisRN mostra evolução fiscal do Rio Grande do Norte

12/01/2022   17h32

Com a arrecadação de R$ 671 milhões, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços) teve um crescimento de 13% em novembro de 2021, comparados com o mesmo período de 2020. A receita do Estado com esse imposto, apenas referente a combustíveis, foi de R$ 161 milhões. Esses são alguns dos mais recentes números consolidados na “Evolução Fiscal do Rio Grande do Norte”, uma das plataformas digitais periodicamente atualizadas e disponibilizadas em meio digital pelo MAIS RN.

 

Essa plataforma é um meio de acesso às informações do “Boletim de Atividades Econômicas do RN”, que o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual da Tributação (SET) publica mensalmente desde abril de 2020 para divulgar a arrecadação estadual no período da pandemia.

 

Agora os dados são sistematizados e disponibilizados pelos MaisRN, que acompanha o Boletim, desde o segundo semestre de 2021, quando desenvolveu uma plataforma interativa no formato de “Business Inteligence – BI”, para analisar e divulgar as informações de forma mais dinâmica através de gráficos interativos.

 

 

 

 

Nessa plataforma estão os dados globais e de seis setores econômicos (combustíveis, comércio atacadista, comércio varejista, comunicações, energia elétrica e indústria de transformação) como o valor médio de operações, a média de Notas Fiscais Eletrônicas emitidas, assim como a arrecadação de impostos estaduais como o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens e Direitos – ITCD, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS.

 

Com isso, é possível acompanhar a situação fiscal do RN, por intermédio da qual se é possível ter a leitura dos dados mensais nos últimos doze meses, analisar como está a movimentação da economia e arrecadação dos impostos; a participação e importância de cada setor econômico no fluxo da arrecadação. A plataforma permite também, com a reunião dos dados, fazer um acompanhamento da conjuntura da economia do Rio Granfe do Norte.

 

O BI da Evolução Fiscal do RN está disponível para acesso a quem que tenha interesse no seguinte link: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiMDQ0N2YzM2UtYjAzOC00MTAzLWJkZTktNzNjM2ZiYjc2YjczIiwidCI6IjhmMDYyNWI4LTkzM2YtNDM3Yi1iNDE4LTA5NTcxZTY5YmZlNCJ9