Plataforma Mundo SENAI auxilia entrada no mercado de trabalho

28/01/2019   10h07

 

O mercado de trabalho brasileiro não está em seus melhores dias e os jovens, principalmente, estão com dificuldades para conseguir emprego. Cerca de 7 milhões de pessoas entre 14 e 29 anos estão desocupadas no país, aponta o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O motivo, segundo estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), é a falta de qualidade na educação.

 

De olho no futuro, Igor César Cruz, 18 anos, morador de Brasília, começou o curso técnico de Redes de Computadores no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) logo após concluir o ensino médio. Ele planeja passar em um concurso público e cursar Psicologia, mas também assume que sempre gostou da área tecnológica e pensa na carreira de técnico em Desenvolvimento de Sistemas.

 

Para ajudar na decisão, Igor ganhou um grande aliado: a plataforma Mundo SENAI. Nela, é possível encontrar serviços como informações sobre os cursos oferecidos pela instituição, a escola mais próxima de acordo com geolocalização do internauta e vagas de estágio e emprego.

 

Convidado pela Agência CNI de Notícias, Igor Cruz navegou pelo site e conta que ficou satisfeito com os dados que encontrou na aba Guia de Profissões – em que aparecem média salarial, onde buscar emprego e atividades exercidas em determinadas profissões.

 

“Eu gostei principalmente da informação da carga horária, porque assim você tem um pré-aviso de quanto tempo dura. Por exemplo, no curso introdutório você precisa de 40 horas e, no básico, 280 horas. O meu são mais ou menos 1.200 horas. Então isso é muito bom porque às vezes você não tem tanta disponibilidade, mas quer atuar na área, aí no site você descobre qual nível consegue cursar”, afirma Igor.

 

A ferramenta Faça seu Currículo, que ajuda na formatação dos dados pessoais e oferece três modelos de documento, também foi aprovada pelo estudante. Ele entende a necessidade da certificação em todas as profissões e gostou da possibilidade de organizar essas informações nos formatos clássico, moderno e formal. “O currículo é uma coisa que fala muito sobre você, né? E às vezes a pessoa que vai avaliar seu currículo pode ter uma preferência. Então se você tem uma ferramenta que faz por você e faz do jeito certo, isso te ajuda muito, é muito prático”, explica o rapaz.

 

Outros pontos positivos apontados por Igor são a rapidez e a praticidade para navegar no Mundo SENAI. “Na hora que você quiser é possível acessar essas informações, isso é realmente muito bom”, relata.